João Pessoa 23.13 nuvens dispersas Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 23.12 nuvens dispersas Maceió 20.69 algumas nuvens Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 27.11 céu limpo Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Startup utiliza fungos do Pantanal para criar bioinsumos que potencializam lavouras
17 de junho de 2025 / 10:17
Foto: Divulgação

A startup Pantabio, originada de uma pesquisa de doutorado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), está inovando ao aplicar biotecnologia com o objetivo de aumentar a produtividade agrícola e melhorar a saúde do solo em várias regiões do estado.

A empresa utiliza cepas nativas do fungo Trichoderma para desenvolver bioinsumos que têm demonstrado resultados promissores. Esses produtos biológicos são projetados para otimizar o crescimento das plantas, além de contribuir para a sustentabilidade do ambiente agrícola.

Os bioinsumos da Pantabio têm se mostrado eficazes em diversas aplicações, trazendo benefícios como:

  • Aumento na resistência das culturas a pragas e doenças;
  • Melhoria na absorção de nutrientes pelas plantas;
  • Promoção da biodiversidade do solo.

Além de potencializar a produção agrícola, a iniciativa da Pantabio também visa a preservação dos recursos naturais, alinhando-se às práticas de agricultura sustentável. Com isso, a startup se posiciona como uma importante aliada para os agricultores que buscam soluções inovadoras e ecologicamente corretas para os desafios do campo.