
Carlos Daniel, superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina, fez uma declaração sobre o uso do aplicativo de monitoramento de ônibus, o Siu Mobile Teresina, durante uma entrevista à TV Clube nesta quarta-feira (9). Ele destacou que, embora a plataforma seja confiável, muitos usuários ainda não sabem como utilizá-la corretamente, o que pode levar a frustrações.
Daniel explicou que os ônibus da capital são pontuais e que os passageiros devem planejar sua chegada às paradas. “Se você sabe que seu ônibus passa em 20 minutos, não vá antes. Vá faltando 5 ou 8 minutos para pegar na hora certa”, recomendou o superintendente. Ele observou que muitos passageiros chegam muito cedo, perdendo a oportunidade de embarcar no ônibus que acaba de passar.
Apesar das afirmações de Daniel, alguns usuários do aplicativo, como a estudante Joyce Nirvana, relatam problemas frequentes. “Às vezes, o ônibus não aparece, ou o aplicativo simplesmente não abre, ficando na tela de carregamento. Além disso, algumas rotas não são atualizadas, como a linha 405, que aumentou a frota, mas o app ainda mostra horários de apenas um ônibus”, contou Joyce.
Atualmente, 280 ônibus estão em operação durante o horário de pico em Teresina, e o superintendente observou um aumento no número de passageiros. “No mês passado, houve um acréscimo de 3% no número de usuários do sistema de transporte. Estamos organizando os ônibus para atender a demanda”, afirmou Daniel.
Em relação à solicitação da população por um aumento na frota de ônibus, Carlos Daniel mencionou que a Strans está analisando uma dívida entre a Prefeitura e o Consórcio SITT, que administra as empresas de transporte. Ele esclareceu que o aumento da frota só será considerado após a quitação dessa dívida. “Após resolver essa questão, pediremos a inclusão de novos ônibus”, concluiu.