João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Surf nordestino destaca-se no ISA World Junior 2025 em Lima
11 de dezembro de 2025 / 09:35
Foto: Divulgação

O ISA World Junior Surfing Championship 2025, principal campeonato mundial de surfe de base, está reunindo desde 5 de dezembro jovens surfistas nas categorias Sub-16 e Sub-18 de 57 países nas praias de Punta Rocas e El Bosque, em Lima, Peru. A delegação brasileira chegou forte e conta com a participação do potiguar Arthur Vilar, destaque da equipe. Nascido na Paraíba e criado em Baía Formosa (RN), mesma cidade do campeão olímpico Ítalo Ferreira, Arthur vem chamando a atenção como uma promessa do surfe brasileiro.

O Brasil está presente em todas as quatro categorias do campeonato: no Sub-18 masculino, com os atletas Matheus Neves, Kailani Rennó e Pedro Ferreira; no Sub-18 feminino, com Aysha Ratto (RJ), Maria Eduarda (BA) e Luara Mandelli (PR); no Sub-16 masculino, com Arthur Vilar (PB/RN), Pablo Gabriel (RJ) e Anuar Chiah (PR); e no Sub-16 feminino, com a potiguar Maria Clara, Carol Bastides (SP) e Maeva Guastalla. Todos os brasileiros avançaram direto para a segunda fase, sem precisar passar pela repescagem.

Com apenas 14 anos, Arthur Vilar já acumula títulos relevantes, como campeão brasileiro nas categorias Sub-14 e Sub-16 de 2024, além de ter sido campeão Sub-12 anteriormente. Ele treina em Baía Formosa, terra natal de Ítalo Ferreira, e é considerado um pupilo do medalhista olímpico, projetando-se como uma das maiores promessas do surfe nacional. Arthur também é destaque em circuitos regionais, é um dos principais nomes do surf de piscina mundial, já conquistou nota 10 em eventos do CBSurf e compete em eventos profissionais. Recentemente, foi apontado em matéria do Esporte Espetacular como um possível representante do Brasil na World Surf League no futuro próximo.

O campeonato, que teve sua abertura oficial em 5 de dezembro, conta com 424 surfistas inscritos e recorde de participação de 57 nações. As competições nas categorias Sub-16 e Sub-18 seguem até domingo, 14 de dezembro, nas ondas de Punta Rocas e El Bosque, conhecidas por suas condições constantes e por oferecerem boas ondas direitas e esquerdas, dependendo do swell.

Com a boa performance inicial dos brasileiros, cresce a expectativa para o desempenho desta nova geração, especialmente para ver se surfistas como Arthur Vilar conseguirão repetir o sucesso de nomes históricos como Flávio-Beto e Ítalo Ferreira, que elevaram o surfe brasileiro ao cenário mundial.

Para os jovens surfistas, o campeonato representa uma oportunidade única de ganhar experiência, reconhecimento internacional e avançar rumo à elite do esporte. Para o Brasil, é a chance de renovar o talento e manter sua tradição no surfe mundial, reforçando as categorias de base com atletas bem preparados. Já para o Nordeste, a presença de atletas como Arthur Vilar inspira novos surfistas na região e evidencia o grande potencial do litoral nordestino no cenário do surfe.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.