
O BMW iX3, modelo elétrico que inaugura a nova geração Neue Klasse da montadora, já teve quase toda a sua produção prevista para 2026 na Europa vendida antes mesmo do início da fabricação. Essa rápida absorção do mercado reforça as expectativas da BMW em relação à nova plataforma e valida a aposta da empresa em uma estratégia de neutralidade tecnológica. A forte demanda pelo BMW iX3 demonstra o interesse crescente por veículos elétricos de última geração no continente.
Segundo Massimiliano Di Silvestre, presidente e CEO da BMW Itália, durante o evento Sustainability Dinner 2025, os pedidos superaram com folga as projeções iniciais da empresa. “O portfólio de pedidos que coletamos superou amplamente as nossas expectativas. Se considerarmos apenas a Europa, posso dizer que os pedidos cobrem quase toda a produção de 2026”, declarou o executivo, evidenciando o sucesso antecipado do lançamento.
O SUV será fabricado na nova planta da BMW em Debrecen, na Hungria, que já está em fase avançada de implantação. A fábrica, que começou a ser construída em junho de 2022, iniciou a montagem dos primeiros veículos de teste, etapa vital antes da produção em série. Trata-se da primeira unidade da marca totalmente dedicada à nova era industrial, baseada na plataforma Neue Klasse. Além disso, a fábrica utiliza tecnologia de metaverso industrial, com modelos virtuais integrados na plataforma Omniverse para simular processos produtivos e otimizar a logística e a eficiência antes da finalização da instalação física.
O BMW iX3 marca uma nova fase para a montadora, não apenas em termos tecnológicos e de desempenho, mas também na sustentabilidade. O modelo foi projetado considerando a economia circular e a redução dos impactos ambientais ao longo de sua cadeia produtiva. Cerca de 30% dos componentes utilizam materiais reciclados, o que reforça o compromisso ambiental do grupo.
Di Silvestre destacou ainda a postura tecnicamente neutra da BMW, mantendo diversas tecnologias de propulsão. “Nosso enfoque tecnologicamente neutro continua se mostrando vencedor e nos permite oferecer respostas concretas às necessidades dos clientes por meio de todas as tecnologias disponíveis: motores a gasolina e diesel cada vez mais eficientes, híbridos plug-in, elétricos e, a partir de 2028, também hidrogênio”, afirmou.
Com a produção europeia praticamente comprometida até o final de 2026, o BMW iX3 se firma como um dos lançamentos mais aguardados da montadora, refletindo a forte demanda por veículos elétricos na Europa e consolidando o futuro da marca neste segmento.