O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, localizado em João Pessoa, recebeu um novo integrante: um tamanduá-bandeira. O animal, que veio de Minas Gerais, já está disponível para visitação pelo público.
O tamanduá-bandeira foi trazido à Paraíba pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e passou por um período de adaptação que incluiu ajustes nutricionais, ambientação e climatização. Atualmente, o animal se encontra na Vila dos Pequenos Mamíferos.
Espécie Ameaçada
Segundo informações da Bica, o tamanduá-bandeira é uma espécie ameaçada devido à destruição de seu habitat natural. O secretário de Meio Ambiente da capital, Welison Silveira, destacou: “Nós temos um tamanduá-bandeira, que tem umas limitações de retornar à natureza e, por isso, ele permanece sob os cuidados dos veterinários e de toda equipe”.
O tamanduá-bandeira possui hábitos alimentares específicos, necessitando consumir cerca de 4 mil cupins ou formigas diariamente. No zoológico, sua alimentação é adaptada com uma ração especial que atende às suas necessidades nutricionais.
Durante o período de férias escolares, o Parque Bica funcionará das 8h30 às 16h, com uma pausa para o almoço.