João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Tapete artesanal de Teresina será destaque em feira internacional de design
28 de março de 2025 / 18:05
Foto: Divulgação

Um tapete artesanal, confeccionado com a tradicional técnica do tear, será apresentado em uma feira internacional de design em Milão, na Itália. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 13 de abril e contará com a participação do Piauí, que é um dos nove estados brasileiros representados na exposição.

A peça foi criada no povoado Santa Rita, na zona rural de Teresina, em um galpão que abriga há mais de 40 anos um grupo de dez artesãos especializados na produção de tapetes e outros artigos decorativos. Os materiais utilizados na confecção incluem fibras de taboa e buriti, além de fios de algodão e lã.

Os artesãos descreveram a tapeçaria como uma obra que rompe com o convencional, desafiando-os a criar algo inovador que combine simplicidade e sofisticação. Nara Melo, sócia da fábrica de tecelagem, comentou: “O que elas conseguiram, de fato, é algo novo, suntuoso, eu diria. Eu acho que é simples, porém chique. Estamos indo para Milão mostrando o que o Brasil e o Piauí têm de melhor.”

O processo de criação da peça levou quase dois meses, envolvendo desde a concepção até a fabricação. Parte do trabalho foi realizada no tear operado por Antônio dos Santos, um artesão com mais de 30 anos de experiência. Ele compartilhou que o caminho até o produto final foi repleto de tentativas e erros: “Fomos tentando fazer porque era uma peça diferente. Ele tinha um modelo diferente, a gente fazia um pedaço, não dava certo, desmanchava, continuava de novo, até que conseguimos chegar num ponto que deu certo.”

Para Tereza Melo, fundadora da fábrica, a participação na feira representa um reconhecimento à arte ancestral do estado. “A gente precisa dar um passo para ir lá porque eles não vêm aqui. Ou a gente faz o movimento de trazê-los aqui ou a gente faz o movimento que estamos fazendo agora porque o Piauí merece”, enfatizou.