João Pessoa 29.13 nublado Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 29.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 nublado Salvador 30.98 nublado Fortaleza 27.07 nublado São Luís 28.11 nublado Teresina 27.84 nublado Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Taxa de analfabetismo é zerada entre presos do Maranhão, aponta pesquisa
6 de dezembro de 2024 / 17:24
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

O Maranhão zerou o percentual de pessoas analfabetas no sistema prisional do estado, aponta o novo levantamento da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), divulgado nessa quinta-feira (5).

De acordo com a pesquisa feita em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), o Maranhão conseguiu alcançar o marco em 2022, quando passou a ter a taxa de 0,01% dos internos em situação de analfabetismo.

“Estados como Amazonas (0,0%), Maranhão e Santa Catarina (0,29%) já erradicaram quase completamente o analfabetismo em seus sistemas prisionais. Este é um resultado do esforço coletivo e da efetiva implementação de políticas públicas voltadas à inclusão educacional em ambientes de privação de liberdade”, relata o coordenador nacional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Senappen, Rodrigo Dias.

Segundo a Secretaria, os avanços ressaltam a importância de uma abordagem integrada entre educação e reintegração social no sistema penitenciário, promovendo cidadania e perspectivas de mudança para pessoas em situação de privação de liberdade.