João Pessoa 23.13 nublado Recife 25.02 nublado Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 25.69 nublado Salvador 24.98 nublado Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 28.11 céu limpo Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 24.97 algumas nuvens
Teresina amplia campanha de vacinação contra o sarampo; confira os grupos prioritários e locais de imunização
1 de agosto de 2025 / 21:04
Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina está intensificando a campanha de vacinação contra o sarampo, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde. Os cidadãos que ainda não foram vacinados podem se dirigir a uma das 91 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pela capital. Além disso, o posto de imunização localizado no Teresina Shopping também oferece a vacina.

A decisão de intensificar a campanha vem em resposta ao aumento de casos de sarampo em diversas partes da América, incluindo o estado do Tocantins, que faz fronteira com o Sul do Piauí e já registrou 20 casos da doença. A vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível durante todo o ano, sendo administrada conforme a faixa etária.

Quem pode receber a vacina

  • Crianças de 12 a 15 meses: recebem proteção contra o sarampo por meio da tríplice viral e tetra viral.
  • Pessoas de 5 a 29 anos: devem tomar duas doses da tríplice viral.
  • A partir de 30 anos: uma dose única da tríplice viral é suficiente para garantir a proteção.
  • Profissionais de saúde: devem receber duas doses da tríplice viral, independentemente da idade, exceto gestantes e imunossuprimidos graves, conforme orientações da FMS.

Dias e horários de vacinação

As UBSs estarão disponíveis para vacinação de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. No Teresina Shopping, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.

O Ministério da Saúde alertou os municípios sobre a importância de notificar imediatamente casos suspeitos e reforçar a vacinação para evitar surtos da doença. O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa, transmitida por meio de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Não existe um tratamento específico para a doença; os medicamentos disponíveis servem apenas para aliviar os sintomas. A transmissão do vírus pode ocorrer de seis dias antes até quatro dias após o aparecimento dos sintomas.

Para mais informações sobre a vacinação e o sarampo, fique atento aos canais oficiais de saúde.