
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou, neste sábado (1º), a lista das empresas qualificadas para fornecer medicamentos, insumos de laboratório e insumos odontológicos, visando o abastecimento emergencial da rede pública de saúde de Teresina. A convocação para as empresas ocorreu no dia 16 de janeiro deste ano, e agora a FMS está finalizando os trâmites necessários para concluir a aquisição dos produtos, que atenderão a rede de saúde por um período de 60 dias.
Economia para os cofres públicos
De acordo com a FMS, os valores finais aprovados para a compra dos insumos foram inferiores aos estimados inicialmente, resultando em uma economia significativa para o município. O presidente da Fundação, Charles da Silveira, destacou a importância da agilidade nesse processo: “Estamos em uma situação de emergência, lutando diariamente para reerguer a saúde pública de Teresina e manter a continuidade dos serviços essenciais. Trabalhamos arduamente para garantir que os insumos cheguem às unidades o mais rápido possível”.
A FMS também está elaborando a ata de julgamento para divulgar a lista de empresas que fornecerão materiais médico-hospitalares. A situação de emergência na saúde foi decretada pelo Decreto Municipal nº 25.565/2025, que permite contratações emergenciais e a requisição administrativa de bens e serviços.
Unidades afetadas pela emergência
Essa emergência impacta diretamente 92 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dez hospitais, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quatro maternidades, sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), dois Centros de Especialidade Odontológica (CEOs) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além do Laboratório Raul Bacelar.
Lista de empresas aptas:
- Medicamentos da rede de atenção básica e hospitalar;
- Insumos de laboratório (aditivo);
- Insumos de odontologia.