João Pessoa 29.13 algumas nuvens Recife 29.02 nublado Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 27.69 céu limpo Salvador 27.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 28.11 nublado Teresina 22.84 trovoada com chuva forte Aracaju 28.97 céu limpo
Terra indígena Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba, é demarcada pelo Governo Federal
5 de dezembro de 2024 / 10:25
Foto: Governo Federal/Divulgação

A Terra Indígena (TI) Potiguara de Monte-Mor, localizada nos municípios de Rio Tinto e Marcação, na Paraíba, teve sua demarcação homologada nesta quarta-feira (4), após assinatura de decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A área, com 7.530 hectares, abriga 5.799 habitantes do povo Potiguara e marca um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas no estado. De acordo com dados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o local abriga seis aldeias.

A homologação da TI Potiguara de Monte-Mor reconhece o direito ancestral dos Potiguara sobre o território e reforça a importância da preservação ambiental.

O processo de demarcação da TI começou em 2001 com a formação de um Grupo Técnico, seguido pela publicação do relatório em 2004. Em 2007, foi emitida a portaria declaratória e, em 2009, a Funai fez a demarcação física dos limites.

Em 2022, uma ação civil pública de obrigação de fazer foi protocolada pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), com a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) como representadas. Ela pedia a imediata demarcação da terra indígena de Monte-Mor.

A TI Potiguara de Monte-Mor possui rica biodiversidade e está localizada em áreas com relevante interesse ecológico, incluindo manguezais e zonas de proteção ambiental, no bioma Mata Atlântica.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ressaltou durante a assinatura que a homologação cumpre compromissos assumidos durante a transição de governo, em 2022. “Hoje completamos a 13ª terra indígena homologada desde o início da gestão. Esse ato reafirma nosso compromisso com os povos indígenas e com a proteção de seus territórios”, afirmou.

A cerimônia desta quarta-feira contou com a presença de lideranças indígenas, incluindo o cacique-geral do Povo Potiguara, Sandro Potiguara, e representantes do governo federal, como a presidenta da Funai, Joenia Wapichana.

“Se um dia perguntarem para mim qual é o meu legado na presidência, eu vou dizer: o cara que mais autorizou terras indígenas nesse país. Foi no meu governo”, destacou Lula durante a cerimônia de homologação, realizada em Brasília.