
A Toyota lançou oficialmente o GR GT, um superesportivo desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, projetado para funcionar como um verdadeiro “carro de corrida homologado para as ruas”. Revelado em 4 de maio, o modelo se destaca por seu motor V8 biturbo híbrido que produz mais de 640 cavalos de potência, estrutura em alumínio e características que o posicionam como concorrente direto de ícones como Porsche 911 e Chevrolet Corvette. Com uma filosofia baseada em centro de gravidade extremamente baixo, peso reduzido e elevada rigidez estrutural, o GR GT retoma a tradição esportiva da Toyota, que se firmou há décadas com modelos como o 2000GT e o Supra.
O motor inédito do GR GT combina um V8 biturbo com um motor elétrico no eixo de transmissão, oferecendo uma potência total projetada acima de 640 cv e torque estimado em cerca de 85,1 kgfm. A transmissão automática de oito marchas, desenvolvida exclusivamente para este modelo, envia toda essa potência ao eixo traseiro, prometendo desempenho de alta performance. Embora esses números estejam baseados no protótipo, a montadora afirma que a versão final manterá ou ultrapassará essas metas estipuladas.
Além do conjunto mecânico avançado, o GR GT é equipado com uma estrutura integral de alumínio, complementada por painéis de plástico reforçado com fibra de carbono e alumínio, o que resulta em um peso total abaixo de 1.750 kg, permitindo competitividade contra seus rivais. O pacote de freios carbono-cerâmicos nas quatro rodas, combinado com rodas de 20 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, com largura de até 325 mm no eixo traseiro, reforça o foco em performance e aderência.
Visualmente, o design do GR GT é agressivo e remete aos carros da categoria GT3, com apenas 1,19 metro de altura, portanto mais baixo que Porsche 911 GTS e Corvette E-Ray. Grandes entradas de ar nas laterais e saias aerodinâmicas enfatizam a dinâmica do veículo, enquanto a traseira exibe quatro saídas de escape integradas, com elementos criados para melhorar o fluxo aerodinâmico. A estética completa se destaca pelo capô longo e eixo dianteiro recuado, seguindo as proporções clássicas dos esportivos de tração traseira.
O interior do GR GT é dominado pela identidade da Gazoo Racing, com bancos Recaro em concha de fibra de carbono e uma posição de condução muito baixa. O acabamento é sofisticado, próximo ao padrão Lexus, e o painel é desenhado para priorizar o motorista, combinando simplicidade funcional com materiais de alta qualidade.
O desenvolvimento do GR GT é conectado ao projeto do Toyota GR GT3, modelo de competição também em fase de criação, compartilhando parte da suspensão e o motor V8 biturbo, o que reforça o caráter radical deste superesportivo e consolida o GR GT como o topo da linha esportiva da Toyota. Ainda sem data definida para lançamento, a montadora destaca que o som do motor V8 híbrido será um dos grandes atrativos, unindo tradição esportiva com tecnologia contemporânea.