João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Toyota apresenta GR GT superesportivo com motor híbrido e mais de 640 cv
6 de dezembro de 2025 / 11:14
Foto: Divulgação

A Toyota lançou oficialmente o GR GT, um superesportivo desenvolvido pela divisão Gazoo Racing, projetado para funcionar como um verdadeiro “carro de corrida homologado para as ruas”. Revelado em 4 de maio, o modelo se destaca por seu motor V8 biturbo híbrido que produz mais de 640 cavalos de potência, estrutura em alumínio e características que o posicionam como concorrente direto de ícones como Porsche 911 e Chevrolet Corvette. Com uma filosofia baseada em centro de gravidade extremamente baixo, peso reduzido e elevada rigidez estrutural, o GR GT retoma a tradição esportiva da Toyota, que se firmou há décadas com modelos como o 2000GT e o Supra.

O motor inédito do GR GT combina um V8 biturbo com um motor elétrico no eixo de transmissão, oferecendo uma potência total projetada acima de 640 cv e torque estimado em cerca de 85,1 kgfm. A transmissão automática de oito marchas, desenvolvida exclusivamente para este modelo, envia toda essa potência ao eixo traseiro, prometendo desempenho de alta performance. Embora esses números estejam baseados no protótipo, a montadora afirma que a versão final manterá ou ultrapassará essas metas estipuladas.

Além do conjunto mecânico avançado, o GR GT é equipado com uma estrutura integral de alumínio, complementada por painéis de plástico reforçado com fibra de carbono e alumínio, o que resulta em um peso total abaixo de 1.750 kg, permitindo competitividade contra seus rivais. O pacote de freios carbono-cerâmicos nas quatro rodas, combinado com rodas de 20 polegadas e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, com largura de até 325 mm no eixo traseiro, reforça o foco em performance e aderência.

Visualmente, o design do GR GT é agressivo e remete aos carros da categoria GT3, com apenas 1,19 metro de altura, portanto mais baixo que Porsche 911 GTS e Corvette E-Ray. Grandes entradas de ar nas laterais e saias aerodinâmicas enfatizam a dinâmica do veículo, enquanto a traseira exibe quatro saídas de escape integradas, com elementos criados para melhorar o fluxo aerodinâmico. A estética completa se destaca pelo capô longo e eixo dianteiro recuado, seguindo as proporções clássicas dos esportivos de tração traseira.

O interior do GR GT é dominado pela identidade da Gazoo Racing, com bancos Recaro em concha de fibra de carbono e uma posição de condução muito baixa. O acabamento é sofisticado, próximo ao padrão Lexus, e o painel é desenhado para priorizar o motorista, combinando simplicidade funcional com materiais de alta qualidade.

O desenvolvimento do GR GT é conectado ao projeto do Toyota GR GT3, modelo de competição também em fase de criação, compartilhando parte da suspensão e o motor V8 biturbo, o que reforça o caráter radical deste superesportivo e consolida o GR GT como o topo da linha esportiva da Toyota. Ainda sem data definida para lançamento, a montadora destaca que o som do motor V8 híbrido será um dos grandes atrativos, unindo tradição esportiva com tecnologia contemporânea.