João Pessoa 26.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal Maceió 25.69 nublado Salvador 25.98 nuvens dispersas Fortaleza São Luís 29.11 nuvens dispersas Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 25.97 algumas nuvens
Trechos impróprios para banho na Grande Natal: Redinha, Praia do Forte e Areia Preta
13 de julho de 2025 / 11:23
Foto: Divulgação

Seis trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho durante o último fim de semana, nos dias 12 e 13 de julho, conforme o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Esses locais permanecerão com a classificação de impróprios até a próxima quinta-feira, dia 17, quando um novo relatório será publicado na sexta-feira, dia 18.

Os pontos identificados como impróprios são:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal;
  • Praia do Forte, em Natal;
  • Redinha (Rio Potengi), em Natal.

O Idema avaliou um total de 33 pontos de banho na região, que inclui praias, rios e lagoas, localizados em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

Como é realizada a análise?

A avaliação é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes, também conhecidos como coliformes fecais, presentes nas águas. Essa classificação segue as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os pesquisadores consideram os resultados de cinco semanas consecutivas para determinar se um local é impróprio para banho. Se dois ou mais resultados apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o trecho é classificado como impróprio.

Esse estudo faz parte do Programa Azul, uma colaboração entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).