João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Três cidades de Alagoas enfrentam situação de emergência devido à estiagem
24 de outubro de 2025 / 11:02
Foto: Divulgação

Os municípios de Craíbas e Pariconha, localizados no Sertão de Alagoas, tiveram sua situação de emergência oficialmente reconhecida pelo Governo Federal, conforme uma portaria divulgada na quarta-feira, dia 22. Essa medida foi tomada em resposta aos sérios impactos causados pela estiagem na região. Com isso, essas cidades se somam a Santana do Ipanema, que foi a primeira a receber esse reconhecimento, publicado em 13 de outubro de 2025.

Segundo informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, Craíbas e Pariconha poderão solicitar recursos ao Governo Federal para implementar ações de defesa civil. Esses recursos são fundamentais para a compra de cestas básicas, a distribuição de água potável, a aquisição de kits de limpeza e higiene pessoal, além de proporcionar apoio logístico às equipes que trabalham na assistência às populações afetadas.

O que é a estiagem?

A estiagem é um fenômeno caracterizado pela diminuição prolongada das chuvas, o que impacta diretamente o abastecimento de água, a produção agrícola e o sustento das famílias que dependem da agricultura e da pecuária na região.

Além de Alagoas, o MIDR também reconheceu a situação de emergência em cidades de outros estados, como Bahia, Goiás, Pará, Paraíba e Piauí, que foram afetadas por seca, vendavais, enxurradas e outros desastres naturais.

Os municípios que receberam o reconhecimento federal têm a possibilidade de solicitar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após uma análise técnica realizada pela Defesa Civil Nacional, o governo publica uma portaria informando o valor a ser liberado.

A Defesa Civil Nacional ainda disponibiliza cursos online destinados a agentes municipais e estaduais, com a finalidade de capacitar as equipes para atuarem em situações de emergência e no uso do sistema S2iD.