João Pessoa 24.13 nublado Recife 27.02 nublado Natal 27.12 nublado Maceió 25.69 nublado Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 31.11 nublado Teresina 33.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 algumas nuvens
Túnel de macrodrenagem em Natal, prometido para a Copa de 2014, deve ser finalizado até janeiro de 2026
14 de julho de 2025 / 11:40
Foto: Divulgação

A construção do túnel de macrodrenagem na Avenida Jerônimo Câmara, iniciada em 2013 como uma das principais obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 em Natal, permanece inacabada após 11 anos. A prefeitura local anunciou um novo prazo para a conclusão da obra: janeiro de 2026.

Com uma extensão de aproximadamente 5 quilômetros, a obra já consumiu mais de R$ 140 milhões em recursos públicos e enfrenta uma série de problemas técnicos, contratuais e orçamentários que têm atrasado seu progresso.

Enquanto a obra não avança, moradores e comerciantes da região enfrentam dificuldades diárias, como poeira, alagamentos e congestionamentos. O comerciante Wellington Guimarães, que possui uma loja de carros na avenida desde 2019, expressou sua frustração com a situação. “Hoje o cliente escolhe onde vai ser melhor atendido. Infelizmente, a situação da rua não nos permite oferecer esse atendimento. Em dias de chuva, há alagamento antes da loja. Nos dias secos, a poeira toma conta. E ainda tem o trânsito engarrafado”, lamentou.

O túnel é parte de um sistema projetado para integrar a drenagem das águas pluviais das zonas Sul e Oeste de Natal. Segundo a prefeitura, a conclusão da estrutura poderia eliminar mais de 30 pontos de alagamento na cidade.

O contrato original enfrentou diversos entraves ao longo da última década, incluindo questões de engenharia e problemas com as empresas contratadas, o que elevou os custos e provocou a paralisação dos trabalhos em várias ocasiões.

No ano passado, a Prefeitura de Natal anunciou um novo cronograma, prometendo a entrega da obra para dezembro de 2024, mas esse prazo não foi cumprido. A gestão municipal explicou que foi necessária uma readequação do projeto, que agora inclui a construção de um novo túnel abaixo do lençol freático, uma etapa não prevista inicialmente.

Essa nova fase demandou um investimento adicional de cerca de R$ 10 milhões, recursos que foram obtidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A secretária de Infraestrutura do município, Shirley Cavalcanti, afirmou: “Os recursos já estão garantidos, contratualmente ela também já está toda resolvida, então não teremos impedimentos para continuidade e conclusão dela.”