
Um casal de turistas optou por uma maneira inusitada de chegar a Fernando de Noronha, utilizando um helicóptero para a viagem. A aeronave decolou de Natal, no Rio Grande do Norte, e completou o percurso de aproximadamente 300 km em cerca de uma hora e cinquenta minutos. Este evento ocorreu no dia 8 de março e chamou a atenção, já que o uso de helicópteros para acessar a ilha não é comum entre os visitantes.
O helicóptero, um Airbus H 145, possui capacidade para até oito passageiros e uma autonomia de voo de 3 horas e 35 minutos, conforme informações da Dix Empreendimentos, responsável pela administração do aeroporto em Noronha. Na ocasião, a aeronave trouxe dois turistas e dois pilotos para a ilha, retornando na sexta-feira, dia 14.
Histórico de voos de helicóptero
Vale lembrar que a última vez que um helicóptero civil transportou passageiros para Fernando de Noronha foi em 2023, durante o casamento do bilionário brasileiro Henrique Dubugras com Laura Fiúza, um evento que atraiu visitantes de diversas partes do Brasil e dos Estados Unidos.
Problemas na aviação
Desde o dia 12 de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu as operações da empresa aérea Voepass, que realizava voos para Fernando de Noronha. Essa proibição gerou uma série de complicações para turistas e moradores, que ficaram impossibilitados de viajar. Atualmente, apenas a Azul Linhas Aéreas está autorizada a operar na ilha. A Latam recebeu uma autorização especial para realizar voos extras, com o objetivo de retirar visitantes que chegaram a Noronha em aviões da Voepass e não tinham outra alternativa para deixar a ilha.
Em outubro de 2022, a Anac já havia proibido o pouso de aviões de grande porte na ilha devido a buracos e fissuras na pista do aeroporto. Embora a manutenção da pista tenha sido concluída, a Anac ainda não liberou o retorno das operações comerciais com jatos.