João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 30.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nublado Teresina 28.84 nublado Aracaju 29.97 nuvens dispersas
UERN anula concurso para professores após divulgação de identidades de candidatos
8 de abril de 2025 / 12:42
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou, nesta terça-feira (8), o cancelamento do concurso público destinado a vagas de professor do Ensino Superior, que teve seu edital lançado em janeiro de 2024. O certame já estava suspenso desde o início do ano, após denúncias sobre irregularidades na fase de provas e títulos. A universidade confirmou que irá devolver a taxa de inscrição aos candidatos.

A decisão de cancelar o concurso foi publicada no Jornal Oficial da UERN (Jouern) e foi tomada em conformidade com a recomendação da Comissão Central do Concurso, que investigou as denúncias que levaram à suspensão do certame relacionado ao Edital nº 01. Em janeiro, a Fundação da UERN (FUERN) havia suspendido o concurso devido a relatos de que o sistema da banca responsável pela aplicação do exame havia exposto a identidade dos candidatos para as bancas examinadoras, o que fere os princípios de legalidade e impessoalidade.

De acordo com informações da UERN, a falha ocorreu em 14 de janeiro, quando o coordenador das bancas relatou a presença de provas incompletas no sistema. Os professores notificaram os candidatos sobre as provas incompletas utilizando códigos identificadores. Para corrigir a situação, um programador acessou o sistema no dia 16, mas, ao inserir os documentos faltantes, não desativou a função que permitia a identificação dos candidatos. Como resultado, entre 16 de janeiro, às 15h08min, e 17 de janeiro, às 7h26min, a identidade dos candidatos permaneceu visível no sistema de correção de provas. Um relatório técnico revelou que 33 professores tiveram acesso ao sistema nesse intervalo.

Na mesma publicação, a UERN informou que foram constatadas nove infrações contratuais por parte da banca responsável e anunciou a aplicação de multas, além da rescisão unilateral do contrato.

Devolução da taxa de inscrição

O concurso, que foi aberto em janeiro de 2024, oferecia 66 vagas para docentes e 40 vagas para técnicos de nível médio e superior, sendo que a parte destinada aos técnicos não foi afetada pela suspensão. Com o cancelamento do concurso, a UERN se comprometeu a realizar a devolução da taxa de inscrição, responsabilidade que recai sobre a própria universidade. O ressarcimento será feito em lotes.

A universidade informou que nas próximas semanas será disponibilizado um sistema para que os candidatos solicitem o reembolso das inscrições, com início dos pagamentos previsto para maio. Aqueles que optarem pela devolução via PIX deverão utilizar o CPF como chave obrigatória. Mais orientações e prazos serão divulgados juntamente com a publicação do formulário.