João Pessoa 24.13 nublado Recife 27.02 nublado Natal 24.12 névoa Maceió 27.69 nublado Salvador 26.98 nublado Fortaleza 30.07 nublado São Luís 30.11 nublado Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 26.97 nuvens dispersas
UFPB recebe especialistas do ITA e Oxford para discutir tecnologias quânticas
9 de junho de 2025 / 09:43
Foto: Divulgação

Nos dias 9 e 10 de junho, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o 1º Encontro da Quasar: Perspectivas e Desafios em Tecnologias Quânticas. Este evento gratuito é voltado para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do setor produtivo, e ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) em João Pessoa.

A programação inclui uma variedade de atividades, como mesas-redondas, oficinas práticas e minicursos abordando temas relevantes, tais como:

  • Computação quântica
  • Aprendizado de máquina
  • Correção de erros
  • Mercado financeiro
  • Informação quântica

As inscrições e a programação completa podem ser acessadas no site oficial do encontro.

Este evento faz parte das iniciativas oficiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em celebração ao Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas.

Entre os palestrantes confirmados estão Luiz Augusto, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que abordará a “Computação Quântica Aplicada ao Mercado Financeiro”, e Andrey Boris Khesin, da Universidade de Oxford, que apresentará a palestra “Correção de Erros Quânticos”.

A expectativa é que cerca de 200 pessoas participem presencialmente, e todas as atividades também serão transmitidas ao vivo.

A organização do encontro é realizada pela Quantum Software Applications Research League (Quasar), em colaboração com o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação da UFPB (PET Computação/UFPB). O evento conta ainda com o apoio do Centro de Informática da UFPB (CI/UFPB), da Fundação de Apoio à Inovação Tecnológica da Paraíba (Inovatec) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secitec/PB).