João Pessoa 26.13 céu limpo Recife 25.02 algumas nuvens Natal 27.12 céu limpo Maceió 23.69 nublado Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 29.11 nublado Teresina 34.84 céu limpo Aracaju 22.97 nuvens dispersas
UFPI e Uespi implementam aulas online devido à greve do transporte coletivo em Teresina
12 de maio de 2025 / 19:52
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) implementaram, de forma temporária, aulas remotas em Teresina devido à greve do transporte coletivo na cidade. Essa mudança começou a valer na última segunda-feira, dia 12, e permanecerá em vigor até que o transporte seja parcialmente normalizado ou até o término da greve.

UFPI

A UFPI decidiu que todos os cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e pós-graduação do Campus Ministro Petrônio Portella serão oferecidos, excepcionalmente, por meio de aulas remotas, que podem ser ao vivo ou gravadas. Contudo, a resolução exclui os componentes curriculares que envolvem estágios obrigatórios ou práticas que requerem laboratórios especializados. Esses conteúdos serão reprogramados para serem realizados presencialmente assim que a situação se estabilizar.

A universidade também determinou que as coordenações de curso e os professores são responsáveis por adaptar o ensino às plataformas virtuais disponíveis, garantindo a continuidade do semestre letivo. A UFPI se comprometeu a comunicar com antecedência o retorno às aulas presenciais, conforme o restabelecimento dos serviços de transporte.

Uespi

Por sua vez, a Uespi autorizou aulas online nos campi Torquato Neto e Clóvis Moura, em Teresina, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. A decisão tem como objetivo minimizar os impactos na rotina acadêmica de alunos e professores que dependem do transporte para se deslocar até as unidades universitárias.

Essa autorização permanecerá em vigor até que o transporte seja normalizado ou até que a greve chegue ao fim. A expectativa é que a situação se resolva nos próximos dias.

Veículos Cadastrados

Na última sexta-feira, dia 9, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou o cadastro de veículos para apoiar o transporte público durante a greve, visando atender temporariamente a demanda da população.