
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou, na última segunda-feira (17), a implementação de cotas afirmativas destinadas a pessoas trans em todos os cursos de graduação presenciais da instituição. As novas vagas estarão disponíveis a partir do semestre letivo de 2026.1.
De acordo com a UFS, essa iniciativa está em conformidade com as políticas nacionais de inclusão e as diretrizes de organizações especializadas, além de respeitar os princípios constitucionais que promovem a igualdade e combatem discriminações relacionadas à identidade de gênero.
As cotas serão consideradas supranumerárias, ou seja, além do número regular de vagas estabelecido para cada curso e turno, garantindo a manutenção da ampla concorrência e das ações afirmativas já existentes.
A professora Terezinha Leite, relatora do parecer, destacou a importância dessa medida: “A UFS está atenta às necessidades de acessibilidade e permanência das pessoas trans na comunidade acadêmica. Portanto, haverá uma vaga a mais por curso e para cada turno.”