
Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foram interditadas eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) nesta terça-feira (2). As unidades afetadas são o PSF Farmacêutico Antônio Azevedo e o PSF Aldeny Montenegro, onde os atendimentos médicos estão suspensos até que as irregularidades identificadas sejam sanadas.
O CRM-PB constatou que, na unidade Aldeny Montenegro, não há privacidade suficiente para a realização de consultas, uma vez que o consultório é dividido apenas por uma “meia parede”, comprometendo a confidencialidade do atendimento. Esta questão já havia sido levantada em uma inspeção anterior, realizada em julho deste ano, mas não foi corrigida.
Por outro lado, o PSF Farmacêutico Antônio Azevedo apresenta problemas estruturais sérios, incluindo mofo e infiltrações nas paredes do consultório médico, além de comprometimentos no teto do consultório de enfermagem e no banheiro dos funcionários. As condições inadequadas oferecem riscos à saúde tanto dos pacientes quanto dos profissionais que atuam no local.
Declaração do CRM-PB
O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, ressaltou que a interdição ética é uma medida extrema, adotada apenas quando as UBSs apresentam problemas graves que não são resolvidos. “Infelizmente, as UBSs apresentam problemas sérios que precisam ser resolvidos o mais breve possível, como apontamos desde o mês de julho. Como não foram tomadas as providências necessárias, fizemos a interdição”, afirmou.
A equipe de comunicação da prefeitura de Santa Rita foi contatada, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.