João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Unilab lidera nota de corte em medicina no Sisu 2026 no Ceará
24 de janeiro de 2026 / 12:43
Foto: Divulgação

No último dia para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, o curso de medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no Ceará, mantém a maior nota de corte na ampla concorrência entre as graduações de medicina em todo o Brasil. Conforme o resultado parcial divulgado, a nota de corte para o campus de Baturité da Unilab, a cerca de 95 quilômetros de Fortaleza, é de 864,82 pontos. Esse é o terceiro dia consecutivo que a graduação registra uma nota de corte elevada, sendo que na quinta-feira (22), o índice era de 863,87. Ao todo, o curso oferece 23 vagas, sendo 8 para a ampla concorrência, que é a categoria com a maior nota de corte entre as graduações na área médica do país.

Além da Unilab, outras instituições do Ceará também apresentam notas de corte acima de 700 pontos, como é o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem nota de corte de 815,42 para o campus de Fortaleza. No estado, estão disponíveis 14,2 mil vagas para o processo seletivo do Sisu 2026, distribuídas entre 8.543 vagas em universidades federais e 5.680 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Entre os cursos com maior oferta de vagas no IFCE encontram-se engenharia ambiental e sanitária, engenharia da computação, engenharia de telecomunicações, educação física e física.

A UFC é a instituição que mais oferece vagas no estado, com 6.408 oportunidades, destacando-se nos cursos de medicina, agronomia e engenharia civil. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferece 1.293 vagas, sendo os cursos mais ofertados administração, ciências contábeis e engenharia civil. Já a Unilab disponibiliza 842 vagas no sistema, com foco em cursos das áreas de humanidades, administração pública e agronomia, que lideram o ranking de vagas ofertadas.

Para participar do Sisu 2026, os interessados devem fazer a inscrição pelo portal Acesso Único até às 23h59 desta sexta-feira (23). Este é o único processo seletivo da edição para o ano e oferece vagas para os primeiros e segundos semestres do ano letivo. O candidato pode selecionar até duas opções de curso durante o período de inscrições, podendo alterar suas escolhas quantas vezes desejar, sendo considerada apenas a última inscrição registrada ao final do prazo. O sistema atualiza diariamente as notas de corte, permitindo que os concorrentes acompanhem a evolução e possam ajustar suas opções para aumentar suas chances de aprovação.

A distribuição das vagas leva em conta a Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas das instituições públicas de ensino superior. Candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse na Lista de Espera, também pelo portal do Sisu, desde que dentro do período estabelecido no cronograma. Essa possibilidade vale para uma única opção de curso e os convocados deverão acompanhar os procedimentos de chamado via página oficial da universidade escolhida.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.