
A campanha de vacinação contra a gripe inicia em Alagoas na próxima segunda-feira, dia 7. O estado receberá aproximadamente 90 mil doses da vacina, que foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, com a meta de imunizar pelo menos 90% do público-alvo.
A vacina é eficaz contra três tipos de vírus, incluindo o H1N1, e é essencial para evitar complicações, internações e óbitos relacionados às infecções por influenza.
Grupo prioritário
O foco da vacinação abrange o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, que inclui:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos
- Professores
- Gestantes
- Trabalhadores da saúde
- Indígenas
- Quilombolas
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário e portuário
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente
- Detentos
- Funcionários do sistema prisional
Para receber a vacina, é necessário comparecer a uma unidade de saúde munido de documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de inclusão no grupo prioritário, que pode ser um laudo médico ou documento funcional, dependendo da categoria.
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação entre os grupos de alto risco pode reduzir em até 35% as chances de hospitalização relacionadas ao vírus da gripe.
Além disso, a vacina contra a Influenza agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo recomendada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes.