João Pessoa 31.13 nublado Recife 31.02 nuvens dispersas Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 30.69 nublado Salvador 28.98 nuvens dispersas Fortaleza 30.07 nuvens dispersas São Luís 31.11 nublado Teresina 28.84 nuvens dispersas Aracaju 29.97 nuvens dispersas
Vacinação contra a influenza acontece neste sábado (10) no Maranhão; confira os locais de imunização
7 de maio de 2025 / 16:47
Foto: Divulgação

Neste sábado, dia 10, será realizado o Dia D de vacinação contra a influenza em todo o Maranhão. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa unir esforços do Estado, municípios e da população no combate à gripe.

Em São Luís, as vacinas estarão disponíveis em diversos locais, incluindo as Policlínicas Cidade Operária e Vinhais, além das salas de vacinação dos hospitais Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão. Também haverá postos nos shoppings da Ilha e Pátio Norte.

Importância da Vacinação

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, enfatizou a relevância da vacina, afirmando que “a vacinação contra a gripe é a melhor estratégia para garantir a proteção contra a doença”. Ele ressaltou a descentralização dos pontos de vacinação e o reforço das equipes para aumentar a cobertura vacinal dos grupos prioritários.

A vacinação ocorrerá das 8h às 17h nas Policlínicas e hospitais mencionados, enquanto nos shoppings, o atendimento será das 10h às 20h. No Shopping da Ilha, a vacinação será realizada no piso L1, próximo ao Supermercado Mateus, e no Shopping Pátio Norte, no piso 2, próximo à loja Americanas. Além da vacina contra a influenza, a SES também oferecerá a vacina contra a covid-19 para grupos prioritários.

Público-Alvo da Vacinação

A campanha atual prioriza os seguintes grupos:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes e puérperas
  • Idosos a partir de 60 anos
  • Trabalhadores da saúde
  • Professores da educação básica e superior
  • Povos indígenas e quilombolas
  • Pessoas em situação de rua
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Indivíduos com doenças crônicas e condições clínicas especiais
  • Caminhoneiros e trabalhadores das forças de segurança
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos

Para a vacinação contra a covid-19, os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, e outros grupos vulneráveis, como indígenas e pessoas com comorbidades. Este ano, cuidadores de idosos e funcionários dos Correios também foram incluídos na campanha.

Vacinação nas UBS de São Luís

Durante o Dia D, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís estarão abertas das 8h às 17h, além do posto de vacinação no São Luís Shopping. Serão 56 salas de vacina em funcionamento, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recomenda que todos os que pertencem aos grupos prioritários compareçam com documento oficial com foto, cartão do SUS e, se possível, caderneta de vacinação.

O foco da campanha é a vacinação infantil, especialmente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, devido ao aumento de doenças respiratórias nesta época do ano.

Atualização da Cobertura Vacinal

Até o momento, a campanha de vacinação contra a influenza no Maranhão alcançou 7,48% de cobertura vacinal, com 177.045 doses aplicadas de um total de 1.622.368 pessoas que compõem a população-alvo. Entre os grupos prioritários, os idosos registraram 7,80% de cobertura, com 68.040 doses aplicadas, enquanto as crianças alcançaram 7,48% e as gestantes 3,76%.