João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Vacinação contra bronquiolite inicia em São Luís para gestantes e recém-nascidos
5 de dezembro de 2025 / 21:54
Foto: Divulgação

O Maranhão iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a bronquiolite, dando continuidade à estratégia nacional que visa proteger gestantes e recém-nascidos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O estado recebeu 25.480 doses da vacina na tarde de quarta-feira (3), que serão distribuídas pelos municípios para garantir o começo da imunização ainda na primeira quinzena de dezembro.

Para marcar o início da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, na manhã de quinta-feira (4), uma ação especial com gestantes atendidas na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma). A vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna, e é aplicada em dose única. O principal objetivo é proteger os bebês nos primeiros seis meses de vida das formas graves de bronquiolite e pneumonia causadas pelo VSR.

A vacinação está disponível em todas as salas de vacina da rede pública, nas policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa. Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão em ampliar o acesso à imunização e fortalecer a proteção das crianças no estado.

O Ministério da Saúde enviou o lote de doses na terça-feira (2), fruto de um acordo com o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que garantiu a transferência de tecnologia para a fabricação da vacina no Brasil. Com essa produção nacional, o país amplia sua autonomia e o acesso da população ao imunizante.

Segundo o Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças com menos de dois anos. A vacina protege os recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações. Como a bronquiolite é causada majoritariamente por infecções virais, não há tratamento específico, sendo adotados cuidados para os sintomas, como terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e o uso de broncodilatadores.

Um estudo do Ministério da Saúde indicou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves ocasionadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros três meses de vida, quando as mães foram vacinadas durante a gestação.

Em São Luís, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram registrados 5.540 casos de bronquiolite somente neste ano. A imunização oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes a partir da 28ª semana tem como finalidade diminuir a incidência da doença nos recém-nascidos, sem restrição de idade materna para a vacinação.