
O Maranhão iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a bronquiolite, dando continuidade à estratégia nacional que visa proteger gestantes e recém-nascidos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O estado recebeu 25.480 doses da vacina na tarde de quarta-feira (3), que serão distribuídas pelos municípios para garantir o começo da imunização ainda na primeira quinzena de dezembro.
Para marcar o início da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, na manhã de quinta-feira (4), uma ação especial com gestantes atendidas na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma). A vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna, e é aplicada em dose única. O principal objetivo é proteger os bebês nos primeiros seis meses de vida das formas graves de bronquiolite e pneumonia causadas pelo VSR.
A vacinação está disponível em todas as salas de vacina da rede pública, nas policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos hospitais Dr. Genésio Rêgo, Vila Luizão e Aquiles Lisboa. Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão em ampliar o acesso à imunização e fortalecer a proteção das crianças no estado.
O Ministério da Saúde enviou o lote de doses na terça-feira (2), fruto de um acordo com o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que garantiu a transferência de tecnologia para a fabricação da vacina no Brasil. Com essa produção nacional, o país amplia sua autonomia e o acesso da população ao imunizante.
Segundo o Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças com menos de dois anos. A vacina protege os recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações. Como a bronquiolite é causada majoritariamente por infecções virais, não há tratamento específico, sendo adotados cuidados para os sintomas, como terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e o uso de broncodilatadores.
Um estudo do Ministério da Saúde indicou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves ocasionadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros três meses de vida, quando as mães foram vacinadas durante a gestação.
Em São Luís, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram registrados 5.540 casos de bronquiolite somente neste ano. A imunização oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes a partir da 28ª semana tem como finalidade diminuir a incidência da doença nos recém-nascidos, sem restrição de idade materna para a vacinação.