João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos começa nesta segunda
5 de fevereiro de 2026 / 15:51
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (9), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos passam a receber a vacina contra a dengue em todos os 223 municípios da Paraíba, após a ampliação da estratégia estadual de vacinação. Inicialmente, a vacinação será feita somente para a primeira dose deste público-alvo.

O esquema vacinal consiste na aplicação de duas doses, que devem ser administradas com um intervalo de três meses entre elas. Para aqueles que tiveram dengue recentemente, a orientação é aguardar seis meses antes de iniciar a vacinação. A expansão do programa foi possível graças ao recebimento de 69.973 doses da vacina Qdenga, produzida pela Takeda. Antes, a vacina era oferecida apenas em 24 municípios do estado, selecionados de acordo com critérios epidemiológicos que incluem maior incidência da doença e risco de hospitalizações. Com a ampliação, os demais 199 municípios também passarão a integrar a vacinação.

Entre os dias 9 e 27 de fevereiro, a Paraíba realiza uma mobilização para aumentar a cobertura vacinal contra a dengue, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A campanha será encerrada com o Dia D Estadual de Vacinação, que acontece no dia 28 de fevereiro. De acordo com Márcia Fernandes, chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES-PB, a meta é atingir 90% de cobertura com o esquema completo de vacinas, visando reduzir o risco de casos graves da doença nessa faixa etária.

A especialista enfatiza que a imunização é uma das principais formas de prevenção e destaca a importância de que pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para se vacinarem, além de manterem a caderneta de vacinação atualizada. A vacina disponibilizada pelo SUS é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de terem tido infecção prévia por dengue.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a vacinação não substitui outras medidas preventivas essenciais, como a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e os cuidados com ambientes domésticos e comunitários. Essa ampliação da oferta da vacina integra um conjunto de ações voltadas à vigilância epidemiológica e à diminuição dos casos graves de dengue na Paraíba.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.