
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) anunciou a prorrogação da validade das carteiras estudantis de 2024 até o dia 30 de junho deste ano. Com essa medida, os estudantes que já possuem o documento poderão continuar utilizando o transporte público mesmo após a data de expiração original, que era 30 de abril.
Atualmente, há cerca de 298,8 mil carteiras estudantis de 2024 válidas. Os alunos que já têm o documento emitido no ano passado poderão utilizá-las até o final de junho. A Etufor informou que as carteiras para 2025 estão em processo de confecção e validação, e deverão estar disponíveis para uso a partir de 1º de julho.
“Devemos garantir, com a validade prorrogada, o direito dos estudantes à tarifa reduzida e ao passe livre, viabilizando a entrega dos documentos nas escolas e universidades tão logo estejam prontos”, afirmou George Dantas, presidente da Etufor.
Os estudantes que receberem a nova carteira referente a 2025 terão os créditos da antiga carteira automaticamente transferidos. Assim que as novas carteiras estiverem prontas, elas serão encaminhadas para as entidades estudantis, que serão responsáveis pela entrega nas instituições de ensino.
Para os estudantes que possuem a carteira de 2024 e desejam utilizar a de 2025 antes do fim da validade, é necessário desbloquear o documento no atendimento presencial disponível no Terminal da Parangaba.
Solicitação das carteiras de 2025
O processo de solicitação das novas carteiras teve início em janeiro deste ano. Até março, a Etufor já havia recebido 245,2 mil pedidos, e novas solicitações podem ser feitas a qualquer momento. O cartão oferece a funcionalidade do Passe Livre, permitindo duas passagens diárias durante o período letivo de segunda a sexta-feira. Fora desse período, os estudantes pagam a tarifa reduzida de R$ 1,50.
Além disso, as carteiras também funcionam como Bilhete Único, possibilitando a integração no intervalo de duas horas entre as viagens, desde que o cartão possua créditos. Estudantes que estão solicitando a carteira pela primeira vez terão o documento habilitado para uso na rede de transporte público da capital.
Para solicitar a carteira, os estudantes devem seguir os seguintes passos:
- Envio ou entrega da documentação necessária (CPF, RG e comprovante de residência)
- Cadastro ou atualização da biometria facial
- Solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino
As solicitações só serão concluídas com a atualização da biometria facial dos estudantes, ou seja, a foto impressa na carteira deve ser recente para evitar bloqueios e fraudes. Com diversos postos de atendimento disponíveis, os estudantes também podem se dirigir ao posto localizado no Terminal da Parangaba para realizar novos pedidos.