Salvador iniciou sua época mais quente neste sábado (21), o verão. E com a chegada da estação, espera-se que entre a última terça-feira (17) até o final de janeiro, mais de 70 mil visitantes cheguem na capital baiana. O número impressiona e chega a ultrapassar a população de cidades como Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas e Santo Amaro.
No dia 17, dois navios de cruzeiro desembarcaram 8.850 passageiros no Terminal Náutico de Salvador. O MSC Orchestra, vindo de Ilhéus, trouxe 2.550 pessoas, enquanto o MSC Grandiosa, de Búzios, recebeu 6.300 turistas. Os passageiros têm, em média, dez horas para aproveitar os pontos turísticos da cidade antes do retorno às embarcações.
Até o dia 28 de janeiro, 17 navios terão atracado em Salvador. A maioria realiza viagens exclusivamente por portos brasileiros, com exceção do MSC Magnifica, que parte de Cabo Verde e chega à cidade em 19 de janeiro.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) estima que 3,4 milhões de turistas visitem a cidade até março de 2025, superando os números registrados no verão de 2020, último antes da pandemia.
Equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur) participam da Operação Verão 2024, com 15 policiais bilíngues para acolher visitantes internacionais e registrar ocorrências. As forças de segurança atuam em pontos turísticos com ações preventivas, ostensivas e de inteligência.