João Pessoa 31.13 nuvens dispersas Recife 30.02 nublado Natal 30.12 nublado Maceió 30.69 nublado Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 29.07 nublado São Luís 29.11 nublado Teresina 26.84 nublado Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Verão será mais quente e seco em Pernambuco
21 de dezembro de 2024 / 18:21
Foto: Carlos Oliveira/ Prefeitura Recife

O verão teve início neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), trazendo consigo características típicas da estação em todo o Hemisfério Sul. Entre os principais fenômenos estão mudanças rápidas no clima, com chuvas intensas e ventos fortes.Em Pernambuco, a estação, que segue até 6h02 de 20 de março de 2025, será mais quente e mais seca.

A estação em Pernambuco, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima-APAC, é caracterizado por elevados índices de radiação solar, decorrentes da maior inclinação dos raios solares sobre a superfície terrestre. As temperaturas médias diárias frequentemente ultrapassam os 30°C, especialmente no Sertão e no Agreste, enquanto a umidade relativa do ar tende a apresentar valores abaixo de 20%, o que representa riscos à saúde.

Chuvas intensas podem ocorrer de forma esporádica, ocasionando fenômenos associados, como alagamentos, ventos fortes e trovoadas. Geralmente, esses eventos estão relacionados à atuação da ZCIT e dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs).

É essencial observar as implicações ambientais e de saúde pública durante essa estação. Os altos índices do Índice Ultravioleta (IUV) exigem medidas preventivas, como o uso de protetor solar e a proteção contra a exposição prolongada ao Sol.

As previsões climáticas para o próximo indicam chuvas na categoria normal a abaixo da média, sugerindo que as precipitações esperadas no Sertão terão volumes inferiores à média histórica.

Vale ressaltar que, mesmo fora do período chuvoso, as precipitações que ocorrem durante o verão podem causar adversidades também na Zona da Mata e na Região Metropolitana.