A Câmara Municipal de Sobral aprovou nesta segunda-feira (6), por unanimidade, a extinção da taxa do lixo no município. O tributo foi criado na gestão do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB), e a revogação da taxa era uma promessa de campanha do novo prefeito, Oscar Rodrigues.
O fim da taxa foi aprovado com o voto favorável de todos os 21 vereadores de Sobral. Agora, os parlamentares devem realizar uma nova votação para as emendas que o projeto recebeu. Após a conclusão da votação, o texto segue para sanção do prefeito.
A aprovação da extinção do tributo ocorreu três dias após Oscar Rodrigues enviar uma mensagem à Câmara solicitando, em regime de urgência, o fim da cobrança. Na mensagem, Oscar destacou que a medida “visa atender os anseios da população sobralense, que enfrenta desafios econômicos que tornam necessária a redução de encargos financeiros”.
A taxa do lixo foi anunciada em outubro de 2023 pelo ex-prefeito Ivo Gomes, irmão do senador Cid Gomes (PSB) e do ex-ministro Ciro Gomes. O tributo passou a ser cobrado em abril de 2024 e foi um dos temas mais citados nas eleições municipais de 2024 em Sobral.
Antes deputado estadual, Oscar Rodrigues concorreu à prefeitura de Sobral em 2020 contra Ivo Gomes e ficou em segundo lugar. Em 2024, ele disputou novamente, desta vez contra a ex-governadora Izolda Cela (PSB), apoiada por Ivo. Desta vez, Oscar foi eleito com 52,42% dos votos.
A vitória dele encerrou décadas de domínio do grupo político da família Ferreira Gomes na cidade, que é berço político do senador Cid Gomes (PSB) e do ex-ministro Ciro Gomes.