João Pessoa 27.13 nuvens dispersas Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 25.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 26.11 nublado Teresina 26.84 céu limpo Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Vereadores do Recife solicitam fiscalização e intervenções em barreira que deslizou e causou mortes de mãe e filha
8 de fevereiro de 2025 / 19:55
Foto: Divulgação

Na madrugada de quinta-feira (6), um deslizamento de barreira na Rua Córrego da Bica, no bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife, resultou na trágica morte de uma mãe e sua filha. As vítimas, a enfermeira Maria da Conceição Braz de Melo, de 51 anos, e a estudante de fisioterapia Nikolle Keli Melo de Souza, de 23 anos, foram encontradas pelos bombeiros entre os escombros por volta das 6h30.

Nos últimos 10 anos, moradores da região realizaram 247 solicitações para a colocação de lonas plásticas, e os vereadores do Recife protocolaram pelo menos 23 requerimentos entre 2021 e 2024, pedindo obras e vistorias na área afetada. A maioria desses pedidos foi direcionada ao prefeito João Campos e outros responsáveis pela urbanização e defesa civil da cidade.

Os requerimentos foram apresentados por diversos vereadores, sendo que:

  • Nove foram de Ronaldo Lopes (PP);
  • Oito de Almir Fernando (PSB);
  • Quatro de Júnior Tércio (PP);
  • Um de Felipe Francismar (PSB);
  • Um de Felipe Alecrim (NOVO).

As solicitações incluíam a construção e reparo de encostas, contenção de barreiras e a implementação do “Projeto Parceria”, que visa a construção de estruturas com material fornecido pela prefeitura e mão de obra da comunidade.

Um dos requerimentos, apresentado em junho de 2022, alertava sobre o risco de desmoronamento próximo a uma escola municipal, o que resultou na suspensão das aulas por três semanas.

Em resposta à tragédia, a prefeitura do Recife informou que, desde 2021, foram realizadas obras de contenção em seis encostas na área e que 593 pontos da comunidade receberam lonas plásticas. A administração municipal destacou que as solicitações dos vereadores são consideradas e que os investimentos são realizados com base nas vistorias da Defesa Civil.

Além das mortes de Maria e Nikolle, outras cinco pessoas também perderam a vida em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região. As vítimas incluem Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, e André Fernandes da Silva Campêlo, de 43 anos, entre outros.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser contatada pelo telefone 0800.081.3400, disponível 24 horas por dia. Os números de contato para as Defesas Civis dos outros municípios da Região Metropolitana também foram divulgados, garantindo que a população tenha acesso a assistência em situações de emergência.