
O navio Doca Bahia, da Marinha do Brasil, abrirá suas portas para visitação pública gratuita nos dias sábado (22) e domingo (23) na Companhia Docas do Ceará, localizada no bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Este imponente navio é considerado o segundo maior da força marítima brasileira.
Com dimensões de 168 metros de comprimento, 23,5 metros de largura e 5,2 metros de calado, o Doca Bahia (G40) tem como principal função o transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e suprimentos para operações.
Originalmente, a embarcação pertencia à Marinha da França, onde era conhecida como Siroco. Comissionado em 1998, o navio participou de várias missões internacionais, incluindo a ajuda humanitária ao Haiti em 2010. Em 2015, foi desativado pelos franceses e adquirido pelo Brasil, integrando assim a Marinha nacional.
Como participar da visitação
Para garantir uma visita ao Doca Bahia, os interessados devem realizar um agendamento prévio online através do site visita.docasdoceara.com.br. As vagas são limitadas e recomenda-se que os visitantes cheguem com 30 minutos de antecedência.
As visitas ocorrerão no período da tarde, com duração de 30 minutos cada, nos seguintes horários:
- 14h às 14h30
- 14h30 às 15h
- 15h às 15h30
- 15h30 às 16h
- 16h às 16h30
- 16h30 às 17h
Para o agendamento, os visitantes deverão fornecer as seguintes informações:
- E-mail do responsável
- Nome completo do visitante
- Data de nascimento
- Documento e número do documento
- Telefone
- CEP
- Necessidades especiais, se houver
Após a conclusão do cadastro, os visitantes receberão um e-mail de confirmação da reserva, contendo um QR Code. No dia da visita, é necessário apresentar um documento com foto.
O acesso às instalações portuárias será feito através do prédio administrativo da Companhia Docas do Ceará.