
A partir de hoje, 3 de julho, as Unidades Básicas de Saúde (USB) de Alagoinhas iniciaram a aplicação da vacina meningocócica ACWY, que serve como reforço contra a meningite bacteriana em crianças de 12 meses.
O novo esquema vacinal estabelece que as crianças receberão duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) aos três e cinco meses de idade, seguidas por uma dose de reforço com a vacina ACWY aos 12 meses. Anteriormente, o reforço também era feito com a vacina meningocócica C.
Com essa atualização, as crianças não apenas estarão protegidas contra o sorotipo C, mas também contra os sorogrupos A, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, que pode causar formas graves de meningite e infecções generalizadas, como a meningococcemia.
O novo esquema vacinal contra a meningite é o seguinte:
- Aos 3 meses de idade: 1ª dose da vacina meningocócica C
- Aos 5 meses de idade: 2ª dose da vacina meningocócica C
- Dos 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: reforço com a vacina meningocócica ACWY
- Dos 11 a 14 anos: reforço com a vacina meningocócica ACWY
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alagoinhas, as crianças que já receberam o reforço anterior não precisarão se vacinar novamente. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Letícia Rodrigues Pimentel Santos, gerente de Imunização da Sesau, destacou que “essa vacina já existia, mas era aplicada apenas em adolescentes. Agora, o Ministério da Saúde incluiu a ACWY como vacina de reforço para crianças de um ano. Reforçamos que aquelas que já tomaram a MenC como reforço não precisam receber a ACWY”.
A Secretaria Estadual de Saúde estima que Alagoinhas tenha cerca de 1.721 crianças com um ano de idade.
A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e protegem o sistema nervoso central. Ela pode ser causada principalmente por bactérias ou vírus, mas também pode resultar de infecções por parasitas, fungos ou pela bactéria da tuberculose.
Os sintomas da meningite podem variar conforme a causa da infecção e a idade da pessoa afetada. Entre os sintomas mais comuns estão: febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, vômito e manchas na pele (petéquias).