Alunos de uma escola de Maceió venceram a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica e conquistaram uma vaga na etapa nacional do campeonato. Com a temática “Submerged”, os estudantes foram desafiados a inovar em prol de oceanos mais saudáveis.
O evento aconteceu na sexta-feira (29) e no sábado (30), no Geraldão, em Recife (PE). A Robocamb, formada por alunos da escola Sesi Centro, conquistou o maior prêmio da competição e ainda foi recordista brasileira da temporada em uma das provas.
O evento contou com competições em duas modalidades:
- First Lego League (FLL): equipes de até 10 estudantes desenvolvem um robô que deve cumprir missões em uma mesa – o Desafio do Robô. Além disso, os estudantes precisam encontrar uma solução inovadora a partir de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada
- First Tech Challenge (FTC): equipes são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis. As equipes arrecadam fundos, projetam e comercializam a marca de sua equipe e fazem divulgação na comunidade para ganhar prêmios.
A equipe Robocamb ficou em primeiro lugar no First Lego League (FLL). Com 510 pontos, o grupo conseguiu a maior pontuação do Brasil até o momento. A equipe também e recebeu o maior prêmio da competição, o Champion Award, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.
Outra equipe, a Robomac, que é da escola Sesi/Senai Benedito Bentes, ficou em segundo lugar e formou a “dobradinha” alagoana na modalidade First Lego League (FLL).
Em julho, a Robocamb já tinha conquistado o prêmio Champions Awards, do Asia Pacific Open Championship First Lego. Considerada uma das maiores competições mundiais de robótica, a disputa internacional aconteceu em Sidney, na Austrália, com a participação de cerca de 900 jovens de 45 países.