Onélia Santana, atual secretária de Proteção Social do Governo do Ceará e ex-primeira-dama do estado, foi oficialmente aprovada para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A decisão foi tomada em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta sexta-feira (13).
A votação, que ocorreu sem a presença de Onélia, resultou em 36 votos favoráveis e cinco contrários. A nova função de conselheira do TCE-CE confere a Onélia Santana um cargo vitalício, com remuneração mensal de R$ 39.717,69, conforme consta no Portal da Transparência do órgão.
O cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, responsável por fiscalizar a aplicação de recursos públicos, exige o cumprimento de requisitos específicos. Entre os principais, estão: idade entre 35 e 65 anos, reputação ilibada, notório conhecimento técnico e experiência comprovada de mais de 10 anos em áreas correlatas.
Onélia Santana possui um histórico na área de proteção social e políticas públicas. Durante os governos de Izolda Cela e Elmano de Freitas, desempenhou um papel no desenvolvimento de iniciativas voltadas à primeira infância.
A nova conselheira é formada em liderança executiva em desenvolvimento da primeira infância pela Universidade de Harvard e em políticas públicas para o desenvolvimento da primeira infância pelo Insper-SP. Além disso, ela idealizou o Programa Mais Infância Ceará, uma das principais iniciativas do governo estadual para melhorar as condições de vida das crianças e suas famílias.
Na esfera municipal, Onélia atuou como secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte, acumulando experiência em gestão e implementação de políticas sociais. Além disso, é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).