João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 nublado Natal 30.12 algumas nuvens Maceió 31.69 algumas nuvens Salvador 28.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nuvens dispersas São Luís 30.11 nublado Teresina 31.84 nuvens dispersas Aracaju 29.97 algumas nuvens
Assembleia Legislativa aprova Onélia Santana como conselheira do TCE-CE
13 de dezembro de 2024 / 18:08
Foto: Fabiane de Paula/SVM

Onélia Santana, atual secretária de Proteção Social do Governo do Ceará e ex-primeira-dama do estado, foi oficialmente aprovada para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A decisão foi tomada em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta sexta-feira (13).

A votação, que ocorreu sem a presença de Onélia, resultou em 36 votos favoráveis e cinco contrários. A nova função de conselheira do TCE-CE confere a Onélia Santana um cargo vitalício, com remuneração mensal de R$ 39.717,69, conforme consta no Portal da Transparência do órgão.

O cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, responsável por fiscalizar a aplicação de recursos públicos, exige o cumprimento de requisitos específicos. Entre os principais, estão: idade entre 35 e 65 anos, reputação ilibada, notório conhecimento técnico e experiência comprovada de mais de 10 anos em áreas correlatas.

Onélia Santana possui um histórico na área de proteção social e políticas públicas. Durante os governos de Izolda Cela e Elmano de Freitas, desempenhou um papel no desenvolvimento de iniciativas voltadas à primeira infância.

A nova conselheira é formada em liderança executiva em desenvolvimento da primeira infância pela Universidade de Harvard e em políticas públicas para o desenvolvimento da primeira infância pelo Insper-SP. Além disso, ela idealizou o Programa Mais Infância Ceará, uma das principais iniciativas do governo estadual para melhorar as condições de vida das crianças e suas famílias.

Na esfera municipal, Onélia atuou como secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte, acumulando experiência em gestão e implementação de políticas sociais. Além disso, é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI).