João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Consulta e solicitação online de mais de 270 medicamentos da Farmácia Popular
8 de julho de 2025 / 14:15
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (7), os pacientes do Piauí podem acessar uma nova funcionalidade da Farmácia do Povo, que permite consultar e solicitar virtualmente mais de 270 medicamentos especializados através da plataforma do Gov Cidadão.

Esse serviço abrange uma ampla gama de medicamentos, incluindo opções para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção, colesterol alto, osteoporose, doença de Parkinson, rinite e glaucoma. Além disso, a plataforma também oferece itens de higiene, como fraldas geriátricas e absorventes menstruais.

Como acessar o serviço?

Os usuários podem acessar a plataforma digitalmente, seja pela página do Gov.pi Cidadão ou por meio do aplicativo disponível nas lojas Play Store e App Store. Essa iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), visa reduzir a necessidade de deslocamentos e filas, proporcionando um acesso mais ágil aos serviços de saúde.

Além da solicitação de medicamentos, a plataforma oferece outros serviços relacionados à Farmácia do Povo, como:

  • Localização das unidades das farmácias;
  • Agendamento e recebimento de medicamentos;
  • Acompanhamento de solicitações;
  • Cadastramento de pacientes.

Como retirar os medicamentos?

Para retirar os medicamentos do Programa Farmácia Popular, o paciente deve se dirigir a um estabelecimento credenciado, apresentando os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade que contenha o número do CPF;
  • Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

A distribuição de fraldas geriátricas é destinada a pacientes com idade mínima de 60 anos ou a pessoas com deficiência. Para solicitá-las, é necessária a apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que justifique a necessidade do uso. No caso de pacientes com deficiência, o documento deve incluir a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Se o paciente estiver acamado ou impossibilitado de comparecer, ele pode solicitar a um representante legal ou procurador que vá até o estabelecimento credenciado, levando:

  • Receita médica dentro do prazo de validade;
  • Documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita.

Retirada de absorventes menstruais

As pessoas que podem retirar absorventes em farmácias credenciadas incluem estudantes de instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e indivíduos em situação de rua, com idades entre 10 e 49 anos, que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para a retirada, é necessário apresentar:

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade que contenha o número do CPF;
  • Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias.

Para jovens menores de 16 anos, a retirada deve ser feita por um representante legal.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.