Tendência natural nas grandes cidades, o crescimento de áreas nobres com edificações de alto padrão começa a se intensificar na Zona Sul do Recife. Em décadas passadas, a Zona Norte já viu áreas mais nobres se espalharem para bairros vizinhos, criando regiões confortáveis, sofisticadas e modernas que entregam praticidade, bem-estar e mais qualidade de vida.
Denominanado espraiamento urbano, esse movimento expande áreas de moradia para zonas mais distantes. Nas grandes cidades, elas surgem planejadas e com edificações de qualidade, a fim de compensar a ausência de espaços com potencial construtivo em bairros tradicionalmente nobres. Esse comportamento do mercado imobiliário está ampliando Boa Viagem, uma vez que não existem terrenos desocupados à beira-mar.
Segundo o especialista em mercado imobiliário e CEO da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, “esse crescimento tende a se estender para ruas paralelas mais distantes, proporcionando um ambiente plural que vai se destacar pela infraestrutura, que oferece praticidade, ambientes seguros e saudáveis, além de integração com a cidade”. Especificamente no Recife, chama a atenção a exclusividade dos empreendimentos nesses novos destinos.
“Todos os bairros nobres nas grandes cidades estão ficando sem terrenos, e as empresas precisam construir, levando esse crescimento para endereços um pouco mais afastados, mas com produtos de alto padrão, que passam a elevar o valor da região. No Recife, assim como em São Paulo, na região do Ibirapuera, ou Nova York, na região do Central Park, ou qualquer grande centro no mundo, o espraiamento urbano é uma realidade. O bairro de Boa Viagem é um exemplo típico”, comenta Fábio Tadeu Araújo.
Com a escassez desses terrenos, o que vem ocorrendo é o desenvolvimento da expansão do bairro para quartas e quintas paralelas à avenida Boa Viagem, destino que já oferece, e tende a crescer, serviços diversificados como supermercados, centro de compras, academias, escolas, espaços urbanos mais arborizados – diferenciais que valorizam o empreendimento.