
A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) anunciou, nesta segunda-feira (19), a abertura das inscrições para 83 vagas destinadas a estudantes do curso de Direito. Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 1º de junho, por meio do site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico.
As oportunidades abrangem estudantes de diferentes níveis: médio regular, técnico e superior em Direito. Os candidatos que forem aprovados e convocados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1.030,00 para nível superior e R$ 620,00 para nível médio, além de auxílio-transporte.
As provas estão agendadas para o dia 15 de junho e ocorrerão em várias cidades da Bahia, incluindo Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Vitória da Conquista.
De acordo com a DPE/BA, 60 das vagas disponíveis serão preenchidas de imediato em seis cidades do estado, sendo que 33 delas estão localizadas na capital, Salvador. As vagas para nível médio serão oferecidas exclusivamente na capital e, além dos alunos do ensino regular, também contemplarão estudantes dos cursos técnicos em administração, contabilidade, informática e logística.
Política de Continuidade para Estudantes
Alan Roque, diretor da Escola Superior da Defensoria (Esdep), destacou que a seleção de estágio jurídico visa implementar uma política de continuidade para os estudantes na instituição. Os estagiários que se destacarem poderão ser selecionados internamente para se tornarem residentes jurídicos após a conclusão do curso.
“Eles passarão por um processo seletivo interno e terão a oportunidade de realizar uma pós-graduação na Universidade Federal da Bahia (Ufba), continuando a se aperfeiçoar e a oferecer uma assistência ainda mais qualificada tanto para os defensores quanto para os usuários da DPE/BA”, afirmou Roque.
Desde 2024, a Defensoria Pública da Bahia mantém um programa de Residência Jurídica em parceria com a Ufba, cujo conteúdo programático é desenvolvido em conjunto, visando otimizar a prática e a teoria em temas relevantes para a atuação diária da Defensoria e o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.