
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou na manhã desta segunda-feira (16) a criação de um sistema integrado que unirá a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Ceará (PCCE) e as guardas municipais dos 184 municípios do estado. O anúncio foi feito durante a abertura do XIII Seminário de Gestores Públicos, que está sendo realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O governador destacou a importância desse programa, que visa fortalecer a colaboração entre as forças de segurança. “Queremos lançar no Ceará um programa intenso de colaboração das nossas forças de segurança. Um programa de fortalecimento, integração, inovação tecnológica e apoio financeiro para integrar as nossas polícias com as guardas municipais. Temos mais de 4 mil guardas municipais no estado, o que nos permitirá realizar um trabalho significativo, utilizando tecnologia e comunicação para trazer mais paz ao povo cearense”, afirmou Elmano de Freitas.
O evento também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. O XIII Seminário de Gestores Públicos tem como objetivo principal apoiar a gestão pública por meio de palestras, painéis e troca de experiências.
Camilo Santana ressaltou a relevância do seminário para o desenvolvimento dos gestores, afirmando: “Esse é um espaço para discutir finanças e diversas políticas importantes, abordando temas relevantes tanto para aqueles que estão começando quanto para os mais experientes”.
Ruy do Ceará, superintendente do Sistema Verdes Mares, também fez uma reflexão sobre a continuidade do evento ao longo dos anos. Ele destacou a importância de abordar eficiência e transparência, afirmando: “Falar de informação e verdade nos liga diretamente ao tema deste ano. Vivemos um tempo em que a inovação caminha lado a lado com a responsabilidade. Nosso objetivo é claro: contribuir para o desenvolvimento da gestão pública, beneficiando a nossa sociedade”.