O 1º CRIA Festival de Cinema para Mulheres está com inscrições abertas para curtas-metragens produzidos por cineastas brasileiras ou estrangeiras residentes no país. O evento será realizado no Rio Grande do Norte e tem como objetivo promover e valorizar o cinema feito por mulheres.
Os filmes inscritos devem ter até 20 minutos de duração e data de finalização a partir de janeiro de 2022. Não há restrição de gênero narrativo, e as realizadoras podem inscrever quantas produções quiserem, desde que atendam aos critérios do regulamento.
A programação inclui a Mostra Brasil e a Mostra Potiguar, voltadas para curtas-metragens de todo o país e do Rio Grande do Norte, respectivamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro pelo link.
As produções selecionadas serão exibidas em sessões presenciais durante o festival, em locais e datas a serem divulgados. A curadoria será feita pela organização, que poderá contar com especialistas convidados.
O resultado será informado diretamente às realizadoras por e-mail, e a lista final será publicada em fevereiro de 2025 no site oficial do evento e nas redes sociais.
Além das exibições, o festival oferecerá cinco oficinas de cinema direcionadas a mulheres interessadas em audiovisual. As atividades serão realizadas em Natal e são destinadas a residentes na cidade.
Os filmes serão premiados com certificados, incluindo a categoria de Melhor Filme em cada mostra, e poderão receber menções honrosas ou premiações técnicas definidas pelo júri. Premiações especiais de parceiros também poderão ser concedidas.