
A reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Carlos Wilson, localizado em Fernando de Noronha, está programada para ser finalizada antes do prazo inicialmente estipulado. A nova data de entrega da obra, que era prevista para outubro de 2026, foi antecipada para 15 de maio de 2024, conforme anunciado pela governadora Raquel Lyra (PSD) durante uma visita à ilha no último fim de semana. A informação foi confirmada pela Dix Empreendimentos, a empresa responsável pela concessão do aeroporto.
Detalhes sobre a obra
Manoel Ferreira Neto, diretor do grupo Agemar, que supervisiona a Dix, explicou que a metodologia de construção utilizada permite uma conclusão mais rápida. Ele afirmou: “É uma obra seca, sem resíduos e feita com estrutura metálica. Já concluímos 38% do serviço, o que vai permitir um avanço rápido”. As estruturas metálicas estão sendo transportadas do Recife em partes, utilizando navios de carga, e as fundações já foram finalizadas.
Atualmente, 35 trabalhadores estão envolvidos na construção, e esse número deve aumentar para 50 até o final do mês, segundo o diretor. “O contrato prevê conclusão até outubro, mas ao finalizar antes conseguimos economizar”, acrescentou Manoel Neto.
Investimento e ampliação do terminal
O investimento total na reforma do terminal é de R$ 57 milhões, distribuídos da seguinte forma:
- Terminal: R$ 45 milhões
- Alojamento do Corpo de Bombeiros: R$ 5 milhões
- Viatura do Corpo de Bombeiros: R$ 3,5 milhões
- Instrumentos de navegação: R$ 800 mil
- Outros investimentos: R$ 2,7 milhões
A reforma vai triplicar a área do terminal, que passará de 1.000 m² para 3.300 m², aumentando a capacidade de atendimento de 260 mil para 400 mil passageiros anualmente. O novo terminal contará com um sistema de reuso de água e painéis de energia solar, seguindo princípios de sustentabilidade e preservação ambiental.
Recuperação da pista do aeroporto
Em agosto, o governo de Pernambuco finalizou a recuperação do pátio de estacionamento de aeronaves do aeroporto de Noronha. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia estipulado o prazo de 15 de agosto para a conclusão dessa etapa, após problemas com o piso que causaram o atolamento de dois aviões em junho. O primeiro incidente ocorreu em 22 de junho, quando um avião da Azul ficou preso antes da decolagem, seguido por um segundo caso em 29 de junho, envolvendo uma aeronave da Gol.
As obras na pista estão sendo realizadas pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e incluem a recuperação da pista principal e melhorias na infraestrutura, com um investimento total estimado em R$ 60 milhões. Em outubro de 2022, a Anac já havia proibido voos de aviões a jato em Noronha devido a buracos e rachaduras na pista. A requalificação do aeroporto teve início em setembro de 2024, com a primeira fase concluída em março de 2025, permitindo o retorno de aviões de grande porte à ilha. Essa fase inicial envolveu a recuperação do eixo central da pista, que possui 1.845 metros de extensão.