João Pessoa 26.13 céu limpo Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nublado São Luís 25.11 céu limpo Teresina 23.84 nublado Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Governadora recebe representantes de fórum nacional sobre impactos dos agrotóxicos e transgênicos
11 de novembro de 2024 / 19:27
Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN

A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra recebeu nesta segunda-feira 11, na Governadoria do Estado, representantes do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FNCIAT), que promove seu encontro em Natal. O evento discute os impactos nocivos dos agrotóxicos na saúde de trabalhadores rurais, consumidores e da população, além de propor ações de conscientização e combate ao uso de produtos perigosos.

O encontro, que acontece na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, reúne representantes de 36 fóruns estaduais e regionais, com encerramento previsto para esta terça-feira 12. Entre os participantes estão entidades da sociedade civil, órgãos governamentais, membros do Ministério Público e representantes acadêmicos e científicos.

“Este é um evento de grande importância social e humana, que é muito bem-vindo ao Rio Grande do Norte. Trata-se de uma ação em defesa da vida e da saúde, promovendo a união entre estados para fortalecer as ações de combate aos agrotóxicos e transgênicos,” afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Gleydson Gadelha, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, destacou que o fórum debate a proibição de pesticidas altamente perigosos (PAPs), prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, e a eliminação gradual dos agrotóxicos no Brasil.

A procuradora regional da República e coordenadora-geral adjunta do FNCIAT, Fátima Aparecida Borghi, enfatizou a importância de integrar políticas de prevenção e fiscalização para reduzir a exposição da população aos riscos no uso de agrotóxicos. “Ainda enfrentamos um problema sério de subnotificação,” ressaltou.

Estiveram na reunião com a governadora o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha; o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; e o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Werner Farkatt. Também participaram Luis Fabiano Pereira, procurador do Trabalho e coordenador do Fórum Potiguar (FECEAGRO-RN); Luiz Cláudio Meirelles, coordenador-geral do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ e secretário executivo do FNCIAT; Luciana Khoury, promotora de Justiça e coordenadora do Fórum Baiano; e Maria da Ajuda Luiz dos Santos, gerente de Projetos da Fundacentro e coordenadora do Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos e Promoção da Agroecologia (FMCA).