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Governo da Bahia assina contrato de empréstimo para construção da Ponte Salvador-Itaparica; acordo prevê até US$ 150 milhões
13 de dezembro de 2024 / 18:01
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou o contrato de financiamento para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O acordo liberado pelo Senado Federal prevê empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões quando convertidos para a moeda brasileira.

Segundo o Governo, o dinheiro será usado para a recuperação e a duplicação do trecho da BA-001, que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da ponte.

O contrato prevê ainda destinar parte do recurso ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP).

A assinatura aconteceu na quarta-feira (11). Além do governador, estiveram presentes outros representantes do governo e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que irá financiar o dinheiro.

Em nota, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que a relação com a CAF é parte de uma etapa estratégica, de diálogo com agências de fomento, para garantir que a ponte seja uma realidade.

“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica, demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, destacou.

Conforme divulgou o Governo, a execução do projeto será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:

  • Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
  • Trecho 2 – Ponte Salvador-llha de Itaparica;
  • Trecho 3 – Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
  • Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
  • Trecho 5 – Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.