A nova estrutura do Aeroporto Senador Petrônio Portella de Teresina, na Zona Norte da capital, foi entregue nesta segunda-feira (16), com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
A reforma, que teve investimento de R$ 166 milhões, buscou aprimorar a segurança operacional, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer um terminal mais confortável e moderno.
O terminal de passageiros, por exemplo, passou a ser cinco vezes maior que o anterior, passando de 402 m² para 2.480 m². Entre as melhorias estão um novo pátio com oito posições para aeronaves, duas delas equipadas com pontes de embarque (fingers), além de embarques remotos com ônibus.
Há ainda uma nova sala de embarque no segundo piso, com dois portões de embarque e um novo canal de inspeção equipado com três aparelhos de raio-x. O estacionamento também foi ampliado, passando de 190 para 340 vagas.
O acesso ao aeroporto também foi aprimorado e as áreas de escape (RESAs), espaço feito para reduzir o risco de danos a uma aeronave que, eventualmente, ultrapasse o limite da pista durante o pouso, foram adequadas à legislação vigente.
O aeroporto também ganhou novos terminais de carga domésticos e ajustes no taxiway de acesso aos hangares. A pista de pousos e decolagens recebeu melhorias, com ajustes no balizamento e sinalização horizontal.
Houve também melhorias no sistema elétrico e construção de uma estrutura de armazenamento de água, com capacidade total de 74 mil litros, sendo 37 mil para consumo rotineiro e 37 mil para reserva contra incêndios.