João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Natal recebe cerimônia tradicional japonesa neste domingo (24)
24 de novembro de 2024 / 16:12
Foto: Divulgação

Uma das cerimônias mais tradicionais da cultura japonesa, o Tooro Nagashi, será realizada neste domingo (24), na Cidade da Criança, em Natal. A primeira edição do evento promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira do Rio Grande do Norte acontece a partir das 15h e é aberto ao público.

O Tooro Nagashi é uma tradição japonesa realizada durante o festival Obon, como forma de homenagem aos antepassados. A cerimônia consiste na soltura de lanternas de papel (tooro) em rios, representando a luz que guia os antepassados em sua jornada de volta ao mundo espiritual.

Em Natal, a Associação Cultural Nipo-Brasileira adaptará o evento para o espaço da Cidade da Criança, criando um ambiente de reflexão e emoção.

A cerimônia também contará com atrações culturais japonesas, como a dança Bon Odori, apresentações de taikô (tambores japoneses) e uma gastronomia, com pratos típicos quentes da culinária nipônica e doces tradicionais vindos de São Paulo.

Outro momento esperado do evento é a queima dos nomes de pessoas que já se foram, onde os participantes podem homenagear seus falecidos, liberando-os simbolicamente através da fumaça para o descanso eterno.

As lanternas da cerimônia poderão ser adquiridas antecipadamente por R$ 30,00, com a possibilidade de personalizá-las com o nome de quem quer homenagear.

De acordo com a Associação, o Tooro Nagashi em Natal é uma oportunidade de fortalecer os laços culturais entre o Brasil e o Japão, ao mesmo tempo em que proporciona ao público local um mergulho nas tradições nipônicas.

“A realização deste evento é uma forma de unir a sociedade potiguar e a comunidade nipo-brasileira em um momento de celebração. Esperamos que o Tooro Nagashi proporcione a todos uma experiência única”, afirma Wanda Mieko, presidente da Associação.

Com informações de G1 RN