João Pessoa 26.13 céu limpo Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nublado São Luís 25.11 céu limpo Teresina 23.84 nublado Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Ponte Cabedelo-Lucena: obras devem começar ainda no mês de janeiro, anuncia Governo da PB
6 de janeiro de 2025 / 20:39
Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

O Governo da Paraíba anunciou, nesta segunda-feira (6), que deve iniciar ainda no mês de janeiro as obras do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, que prevê a ligação das cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. O anúncio foi feito pelo secretário de Infraestrutura Deusdete Queiroga.

A afirmação foi feita durante um evento do Governo da Paraíba, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, na manhã desta segunda-feira (6), com o objetivo de prestar contas sobre investimentos e obras.

O secretário Deusdete Queiroga afirmou que a obra já possui licenciamento ambiental e as autorizações necessárias para o seu início. No entanto, ele não definiu uma data exata do mês de janeiro para que a obra comece.

A expectativa do governo é de que a obra seja concluída no último trimestre de 2026. A previsão é de que, após a conclusão, o complexo facilite a logística de acesso ao Porto de Cabedelo, além do fortalecimento do turismo no Litoral Norte.

Por onde vai passar a Ponte?

O acesso para a ponte sobre o Rio Paraíba, de quem sai de Cabedelo, é feito no KM 9,64 da BR-230, no bairro de Intermares, próximo ao início do Viaduto de Intermares, no sentido João Pessoa – Cabedelo. Nesse trecho, será construído um viaduto de 40 metros, que passará sobre a linha férrea.

A ponte vai ter 2 quilômetros de extensão, contando com ciclovia, calçadão e também um mirante para contemplação do pôr do sol no Jacaré. A ponte passa por cima do Rio Paraíba em dois pontos, uma vez que segue de Cabedelo até a Ilha Stuart, em Santa Rita, e, em seguida, da Ilha Stuart até a PB-011, um pouco antes do acesso ao Forte Velho, também em Santa Rita.

Outros anúncios

Durante o evento, além da prestação de contas sobre obras, o Governo da Paraíba adiantou que vai anunciar, na segunda-feira (13), um pacote de investimentos.

Outro destaque, é a estimativa de instalação de pelo menos 12 aeródromos para pousos de aeronaves. Entre as cidades, além de Patos e Cajazeiras, no Sertão, que já possuem aeródromos, foram citadas também Monteiro, Cuité, Catolé do Rocha, Araruna e Princesa Isabel.

Um dos objetivos é permitir a transferência de pacientes entre diferentes unidades de saúde, com segurança e rapidez.