João Pessoa 24.13 algumas nuvens Recife 26.02 algumas nuvens Natal 25.12 céu limpo Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 27.07 céu limpo São Luís 27.11 céu limpo Teresina 33.84 céu limpo Aracaju 23.97 nublado
Prefeito de Natal rejeita proposta que concedia folga a servidores por falecimento de animal de estimação
29 de julho de 2025 / 12:42
Foto: Divulgação

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, decidiu vetar um projeto de lei que havia sido aprovado pela Câmara Municipal, o qual permitia que servidores públicos municipais se ausentassem do trabalho por um dia em caso de falecimento de um animal de estimação. A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Município na última segunda-feira (28).

Na justificativa para o veto, o prefeito alegou que o projeto apresenta um vício de iniciativa, pois ultrapassa a competência da Câmara ao legislar sobre o regime jurídico dos servidores municipais, que é de natureza administrativa. Paulinho Freire afirmou que a proposta “extrapola os limites da competência parlamentar, notadamente ao pretender legislar sobre matéria afeta ao regime jurídico dos servidores públicos municipais, que possui nítido caráter administrativo”.

O projeto foi elaborado pelo vereador Robson Carvalho (União), que defendeu a iniciativa como uma forma de preencher uma lacuna na legislação municipal. Segundo ele, a lei buscava assegurar ao servidor público municipal o direito de se ausentar para tomar as providências necessárias após a morte do animal.

A proposta estipulava que a folga seria concedida mediante a apresentação de um atestado de óbito do animal, emitido por um estabelecimento ou por um médico-veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Além disso, cada servidor poderia usufruir desse direito até três vezes por ano.