O Prefeito Silvio Mendes anunciou, em coletiva no Palácio da Cidade, a convocação de 300 professores aprovados no concurso público da secretaria municipal de educação. Além da educação o gestor confirmou também a convocação de aprovados no concurso da Fundação Municipal de Saúde, a quantidade e os cargos serão revelados na próxima semana.
O certame prévia a oferta de 611 vagas para os professores (262 vagas para o cargo de professor de primeiro ciclo, 349 vagas para o professor de segundo ciclo).
Silvio Mendes detalhou as convocações.
“A equipe da SEMEC trabalhou rapidamente levantando as necessidades de vagas nas creches, na pré-escola, no ensino fundamental. A prefeitura de Teresina está convocando mais de 300 professores a partir de agora, para poder aumentar o acesso às crianças, principalmente nas creches. Teresina tem menos da metade das crianças que precisam de creche, atendidas seja pelo setor privado, seja pelo público. É até um desafio imenso da equipe da SEMEC, da prefeitura, para que todos tenham direito a ir para a escola. Nós vamos buscar rapidamente voltar à qualidade do ensino fundamental, voltar a ser primeiro no lugar do Brasil”, afirmou.
Já o secretário de educação, Ismael Silva, detalhou onde serão alocados os novos professores.
“Foram três concursos, nesse primeiro momento nós estamos priorizando o edital do magistério, que é um edital que já está homologado, já está concluído. Nós estamos convocando todos os aprovados na polivalência, para dar aquela atenção especial para a nossa educação infantil e temos também para as demais áreas também, nós temos para as demais áreas também, referente a outras disciplinas, mas principalmente português e matemática, que foi também uma das nossas percepções que vimos que tivemos um pouco de deficiência ao longo dos anos. Os demais editais, eles serão acompanhados dentro do prazo de validade do certame, com um cronograma responsável e respeitando a lei de responsabilidade fiscal”, concluiu.