
O abastecimento de água em Salvador e em cinco cidades da região metropolitana está sendo realizado em volume reduzido nesta terça-feira (6), em decorrência das intensas chuvas que atingem o estado. A informação foi divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Segundo a Embasa, as chuvas alteraram a qualidade da água captada no rio Joanes, uma vez que os altos índices de precipitação arrastam terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos, para o rio, modificando assim a composição da água.
Em nota, a empresa ressaltou que a redução do abastecimento é uma medida para garantir que a água distribuída atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.
Além da diminuição no volume de água, a Embasa já havia comunicado que 13 bairros de Salvador ficariam sem abastecimento nesta terça-feira, devido a obras de manutenção. Entre os bairros afetados estão Comércio, Barbalho e Lapinha.
Cidades afetadas pela redução no abastecimento:
- Salvador;
- Simões Filho;
- Lauro de Freitas;
- Candeias;
- Madre de Deus;
- São Francisco do Conde;
- Ilhas de Salvador (Ilha de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos).
A situação das chuvas tem gerado impactos significativos na região, com Salvador registrando um volume de precipitação equivalente ao esperado para todo o mês de maio nos últimos cinco dias. Além disso, 28 cidades da Bahia estão sob alerta devido ao acúmulo de chuvas, que têm causado alagamentos e outros transtornos na Região Metropolitana.