João Pessoa 28.13 nublado Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 28.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 nublado Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 31.11 nublado Teresina 33.84 nublado Aracaju 26.97 nublado
Redução no abastecimento de água em Salvador e região metropolitana por causa das fortes chuvas
6 de maio de 2025 / 09:10
Foto: Divulgação

O abastecimento de água em Salvador e em cinco cidades da região metropolitana está sendo realizado em volume reduzido nesta terça-feira (6), em decorrência das intensas chuvas que atingem o estado. A informação foi divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Segundo a Embasa, as chuvas alteraram a qualidade da água captada no rio Joanes, uma vez que os altos índices de precipitação arrastam terra, sedimentos, minerais e matéria orgânica, como folhas e galhos, para o rio, modificando assim a composição da água.

Em nota, a empresa ressaltou que a redução do abastecimento é uma medida para garantir que a água distribuída atenda aos padrões de qualidade estabelecidos pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde.

Além da diminuição no volume de água, a Embasa já havia comunicado que 13 bairros de Salvador ficariam sem abastecimento nesta terça-feira, devido a obras de manutenção. Entre os bairros afetados estão Comércio, Barbalho e Lapinha.

Cidades afetadas pela redução no abastecimento:

  • Salvador;
  • Simões Filho;
  • Lauro de Freitas;
  • Candeias;
  • Madre de Deus;
  • São Francisco do Conde;
  • Ilhas de Salvador (Ilha de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos).

A situação das chuvas tem gerado impactos significativos na região, com Salvador registrando um volume de precipitação equivalente ao esperado para todo o mês de maio nos últimos cinco dias. Além disso, 28 cidades da Bahia estão sob alerta devido ao acúmulo de chuvas, que têm causado alagamentos e outros transtornos na Região Metropolitana.