Candidato apoiado pelo governador Elmano de Freitas (PT), o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito na manhã desta segunda-feira (2) o novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelos próximos dois anos. Ele vai substituir o atual presidente Evandro Leitão (PT), que vai assumir a Prefeitura de Fortaleza a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
A chapa de Aldigueri recebeu o voto de 44 dos 46 deputados estaduais cearenses. O deputado Carmelo Neto (PL) não compareceu à sessão, e, portanto, não votou. Dos presentes, o único voto contrário foi do deputado Pastor Alcides (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL), que concorreu ao cargo de prefeito de Fortaleza com Leitão.
Na mesma votação foram eleitos os outros deputados que vão compor a Mesa Diretora da Alece, ao lado de Aldigueri. Ao todo, cinco partidos vão compor a Mesa, que é responsável por organizar os trabalhos legislativos e administrar a Assembleia: PDT, PT, MDB, União e Progressistas.
Confira a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026:
- Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
- 1º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
- 2ª vice-presidente: Larissa Gaspar (PT)
- 1º secretário: De Assis Diniz (PT)
- 2º secretário: Jeová Mota (PDT)
- 3º secretário: Felipe Mota (União)
- 4º secretário: João Jaime (Progressistas)
A candidatura de Aldigueri para a presidência da Assembleia Legislativa foi de chapa única – nenhum outro deputado disputou o cargo com ele.