
As Escolas Criativas Boca de Brasa estão oferecendo 600 vagas para cursos gratuitos de formação artística em Salvador até o dia 30 de agosto. O programa é voltado para jovens, artistas, educadores, trabalhadores da cultura e coletivos, com o intuito de reconhecer e valorizar talentos artísticos e a identidade cultural de cada região da capital baiana.
As inscrições podem ser realizadas no site da Fundação Gregório de Mattos (FGM), na seção “Boca de Brasa – Escolas Criativas Boca de Brasa”. Os cursos disponíveis abrangem diversas áreas, incluindo dança, teatro, canto coral, figurinos e adereços, ritmos percussivos da Bahia, audiovisual e sonorização, com uma carga horária total de 78 horas.
As aulas ocorrerão em diferentes locais, como Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano, Valéria, Pau da Lima, Centro/Brotas e Cajazeiras. Todos os participantes receberão um certificado e terão a oportunidade de se apresentar em dois eventos importantes:
- Palco Aberto Boca de Brasa: programado para janeiro de 2026 nas Escolas Criativas;
- Movimento Boca de Brasa: festival que acontecerá em março, no Quarteirão das Artes, em celebração ao aniversário da cidade.
Para se inscrever, os interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos:
- Morar no bairro onde o curso é oferecido;
- Ter mais de 16 anos;
- Disponibilidade para frequentar as aulas.
Cada curso disponibiliza 25 vagas, e a seleção dos candidatos seguirá a política de reserva de vagas, com os seguintes percentuais:
- 50% para pessoas negras e pardas;
- 10% para indígenas;
- 5% para pessoas com deficiência (PCDs);
- 35% para ampla concorrência.
Os cursos oferecidos variam conforme as demandas de cada comunidade. Em cada bairro, ocorre um encontro denominado “Solte o Verbo”, onde são apresentadas propostas e produções artísticas, além de relatos de participantes de edições anteriores e artistas locais.
Programação dos Cursos
Na Cidade Baixa, Liberdade/São Caetano e Valéria, a gestão é realizada pela Associação Pontos Criativos. Confira a programação:
Cidade Baixa: Inscrições a partir de 19 de setembro, com cursos de Danças Populares Brasileiras (sábados, 14h às 17h, no Centro Cultural SESI Casa Branca), Ritmos Percussivos da Bahia (sábados, 14h às 17h, no Centro Cultural SESI Casa Branca) e Agente de Cultura e Territorialidade (quartas, 13h30 às 16h30, na Fábrica Cultural).
Liberdade/São Caetano: Cursos de Ritmos Percussivos da Bahia (sábados, 14h às 17h, no Instituto Princesa Anastácia), Teatro: A Periferia é o Centro (sábados, 14h às 17h, na OAF) e Fotografia e Audiovisual (sábados, horários a confirmar, na OAF).
Valéria: Cursos de Danças Populares Brasileiras (sábados, 14h às 17h, no CEU Valéria), Teatro: A Periferia é o Centro (terças, 14h às 17h, no Lar Joana Angélica) e Fotografia e Audiovisual (sábados, 14h às 17h, na Escola Municipal Milton Santos).
Nos territórios de Pau da Lima, Centro/Brotas e Cajazeiras, os cursos são oferecidos pelo Instituto Ceafro:
Pau da Lima: Cursos de Audiovisual, Dança, Teatro e Canto Coral (segundas e quartas, 17h30 às 21h, na Escola Municipal Cleriston Andrade).
Centro/Brotas: Cursos de Audiovisual, Dança, Teatro e Figurinos e Adereços (terças e quintas, 17h30 às 21h, na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos).
Cajazeiras: Aulas de Audiovisual, Dança, Teatro e Sonorização (terças e quintas, 17h30 às 21h, no Espaço Cultural Boca de Brasa).
A Escola Criativa Boca de Brasa é uma realização da FGM em parceria com o Instituto Ceafro e a Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade e Inclusão Sociocultural e Ambiental. O projeto conta com financiamento da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.